Da Eschola Americana ao Mackenzie College

 

Mackenzie College, São Paulo

The Assembly Herald, Junho de 1902, p. 216

Numa manhã de 1870, Mary Ann Annesley Chamberlain, esposa do reverendo presbiteriano George W. Chamberlain (1839-1902), da janela de sua casa contemplava crianças da vizinhança brincando pelas ruas. Eram crianças muito pobres, sem nenhum tipo de escolaridade, cujo futuro seria incerto. Ela resolveu fazer alguma coisa por aquelas crianças, então, “ela foi até a porta e, com biscoitos, convenceu dois garotinhos e uma menina a entrar. Então, por uma hora, ela os manteve de olhos arregalados com as histórias que leu de um emocionante livro ilustrado.” (Americas, nº 02, Fevereiro de 1955, p. 18)

No dia seguinte e nos vindouros, o trio de crianças voltou à casa da Sra. Chamberlain, e ela providenciou lápis e papel, e começou a ensinar essas crianças a ler e escrever. Nascia assim a Eschola Americana, que depois ganharia o nome de Mackenzie College, e por fim, como se conhece hoje, a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foto: Folha Mackenzista, Ano II, nº 09, edição especial, s. d., p. 4

Acervo Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Disponível em: <https://abcd.mackenzie.br/viewer/?pdffile=collection/grafico_textual/CHCM_GTX_0003110_PERIODICO.pdf&base=arquivo>

Essas três crianças começaram a trazer seus amiguinhos, e assim o Reverendo George Chamberlain viu-se obrigado a alugar uma sala maior para acomodar as crianças, que aumentaram e muito, a fim de estudar com a Sra. Mary Annesley.

Em 1871, o empreendimento escolar iniciado pela Sra. Chamberlain, ganhou o nome de Eschola Americana. O Revendo George W. Chamberlain trabalhava como caixeiro viajante, parte do tempo livre, para arcar com os custos da Eschola Americana.

                                              Rev. George W. Chamberlain (1839-1902)
 A Eschola Americana começou a se destacar em São Paulo. Assim, em 1878, o Imperador D. Pedro II visitava a capital paulista, e ouviu falar da Eschola Americana, e quis conhecer esta obra educacional. O Imperador D. Pedro II gostou muito deste empreendimento educacional, e fez uma doação ao Reverendo Chamberlain para assistir o progresso desta escola. Assim, a atitude do imperador brasileiro influenciou outras pessoas a fazer o mesmo.

A Eschola Americana passou a se chamar Mackenzie College após o falecimento do advogado John Theron Mackenzie (1818-1892), que antes de falecer fez uma doação de quarenta e dois mil dólares para a construção do prédio escolar do Mackenzie College, que atualmente leva o nome de Universidade Presbiteriana Mackenzie.

                                     John Theron Mackenzie (1818-1892)
 

Comentários