O violinista do Titanic

 


O violinista Wallace Henry Hartley (1878-1912) comandava a banda de músicos que tocou no Titanic. O navio Titanic colidiu com um iceberg em 14 de Abril de 1912, e veio a naufragar nas águas do Oceano Atlântico em 15 de Abril de 1912. Infelizmente Wallace Henry Hartley foi uma das vítimas do naufrágio. Ele nasceu em Colne, Lancashire, Inglaterra, e quando era criança cantava no coral da Igreja Metodista Independente Betel de Colne, e nesta igreja ele aprendeu a tocar violino.

Quando o Titanic estava a naufragar, Wallace Hartley convocou os outros membros da banda e começaram a tocar o hino evangélico “Mais perto quero estar, meu Deus de Ti...” (Nearer my God, to Thee), uma composição de Sarah Fuller Flower Adams (1805-1848), que aparece como hino 283 do Cantor Cristão.

Em 18 de Maio de 1912, o funeral de Wallace H. Hartley aconteceu na cidade de Colne, e no culto fúnebre na Igreja Metodista Independente Betel, o coro de meninos cantou "Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!" em homenagem  ao violinista do Titanic que iniciou sua carreira na música naquele coro de meninos daquela igreja. Cerca de 30.000 pessoas participaram do funeral de Wallace Henry Hartley na cidade de Colne.

Alguns jornais da época da tragédia do Titanic chegaram a trazer artigos dizendo que o hino “Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!” foi “a oração dos músicos”, e outros jornais chamaram este hino de simplesmente “o hino do Titanic”.

Comentários