Richard Wurmbrand: pastor luterano que passou 14 anos em prisões comunistas

 

                                               Reverendo Richard Wurmbrand (1909-2001)

“Quando os comunistas tomaram o poder na Romênia, a primeira coisa que eles fizeram foi controlar as igrejas. A religião cristã foi considerada ilegal. Qualquer um que fosse pego pregando o Evangelho ou atendendo a qualquer culto religioso era sumariamente preso, onde sofreria ‘tratamento’, um termo refinado para tortura. Os mestres comunistas estavam determinados a esmagar toda crença em Deus...” (Life Lines, nº 41, 10 de Abril de 1968, p. 02)

Foi neste período histórico da Romênia que Richard Wurmbrand (1909-2001), pastor luterano, teve que passar quatorze anos nas prisões comunistas romenas por causa de sua fé.

Richard Wurmbrand era um ateu, mas, resolveu orar a Deus, ainda que não cresse na existência Dele. Richard Wurmbrand orou: “Se Tu existes, é Seu dever revelar-Se a mim.” (Life Lines, nº 17, 08 de Fevereiro de 1967, p. 01)

E Deus atendeu a oração sincera do ateu: em 1938, Christian Wolfkes, um carpinteiro judeu, presenteou Richard Wurmbrand com uma Bíblia, e então ele se converteu, e tornou-se ministro evangélico na Igreja Luterana da Romênia.

Em 29 de Fevereiro de 1948 aconteceu algo que marcaria para sempre a vida do Pastor Richard Wurmbrand: quando ele caminhava para chegar na sua igreja, a polícia secreta da Romênia o levou detido, e deste dia em diante a dura prova de fé dele foi passar quatorze anos em prisões comunistas. Este momento da vida do Pastor Wurmbrand foi imortalizado em seu livro Torturado por amor a Cristo (Tortured for Christ). Nas prisões comunistas da Romênia, Richard Wurmbrand foi surrado, torturado, e o deixaram sem comida.

Para levar o Pastor Wurmbrand à prisão, algumas das acusações eram de que ele publicara vários livros que falavam sobre a incompatibilidade entre o Comunismo e a fé cristã, além de ter evangelizado soldados da tropa russa distribuindo Evangelhos e literatura evangélica, que foram impressos secretamente, e realizado batismos daqueles que sinceramente decidiram seguir a Cristo.

Comentários