Reverendo John Efimovich Voronaeff (1886-?)

 

                                                     Reverendo John Efimovich Voronaeff (1886-?)

O Reverendo John Efimovich Voronaeff (1886-?) nasceu na aldeia de Nepluevskaia, Orenburg, no sul dos Montes Urais, e foi registrado com o nome de Nikita Petrovich Cherkasov. Em 1907, ele foi batizado numa Igreja Batista e começou a pregar. Por ser um pregador evangélico, desde 1908 ele estava sob vigilância do governo russo, que começara a se incomodar com o crescimento da fé evangélica. Ele aguardava uma sentença de um tribunal militar, por isso seus amigos o ajudaram a fugir, arranjando um passaporte com o nome de John Efimovich Voronaeff, que foi adotado pelo reverendo como nome oficial, por motivos de segurança. Ele e sua esposa Katherine fugiram para a Sibéria.

Em 1909, na Sibéria, John Voronaeff abriu várias igrejas batistas. Depois, ele e sua esposa, pela região da Manchúria, imigraram para os Estados Unidos, onde chegaram em Agosto de 1912.

Um tempo após sua chegada aos Estados Unidos, ele ingressou no Seminário Batista em São Francisco, Califórnia. No tempo livre, John Voronaeff pregava numa Igreja Batista Russa, e tinha emprego de tipógrafo e revisor numa gráfica. Em 1915 foi consagrado ao serviço missionário em Los Angeles, Califórnia. Em 1917, foi para Seatle, e lá organizou a 1ª Igreja Batista Russa, e nesta cidade começou a publicar a revista evangélica Truth and Life. Em 1919, John Voronaeff tornou-se membro de uma igreja pentecostal.

Em 1921, o Reverendo John E. Voronaeff retornou com sua família para a Rússia a fim de começar um trabalho missionário. John E. Voronaeff presidiu a organização “The Christians of the Evangelical Faith”. 

Em 06 de Março de 1930 John E. Voronaeff foi levado pela polícia secreta, ficou nas prisões comunistas por 28 anos, e foi espancado até a morte em campo de trabalhos forçados. Tanto o Rev. John Voronaeff quanto sua esposa Katherine Voronaeff (1887-?) foram presos sem acusação formal. “O único crime que cometeram foi serem leal e fiel a Deus” (The Wartburg Trumpet, nº 03, 22 de Outubro de 1938, p. 04)

O Reverendo Alexander Voronaeff, filho do Reverendo John E. Voronaeff, relatou o seguinte sobre a prisão de seu pai: “Quando o meu pai foi preso, as autoridades levaram todos os pertences da nossa família... Nossa família foi privada de todos os direitos civis porque o nosso pai era um pastor. O governo se recusou a dar cupons de comida e pão para a nossa família e fomos forçados a ir para as ruas...” (East Liverpool Review, de 28 de Outubro de 1936, p. 1).

Comentários