Robinson Crusoé e a Bíblia

 

Robinson Crusoé é um clássico da literatura inglesa publicado em 1719, e foi escrito por Daniel Defoe (1660-1731). Na história de Daniel Defoe, Robinson Crusoé naufraga, e passa a viver por muitos anos numa ilha deserta.

A revista The Bible in the World, de Julho de 1919, traz nas páginas 106 a 108, um artigo intitulado “Robinson Crusoe and the Bible”, destacando várias passagens da obra de Daniel Defoe, em que a Bíblia é citada claramente. “Eu diariamente leio a Palavra de Deus, e aplico todos os consolos dela ao meu presente estado: numa manhã estava muito triste, eu abri a Bíblia nestas palavras: não te deixarei, nem te desampararei...” (The Bible in the World, Julho de 1919, p. 107). O livro Robinson Crusoé de Daniel Defoe, em várias outras passagens demonstra a influência da Bíblia sobre o personagem Robinson Crusoé, Sexta-Feira, Will Atkins e sua esposa.

Em vários trechos de Robinson Crusoé, há citação de versículos bíblicos: “... num começo de manhã, deitado em minha cama e cheio de pensamentos sobre o perigo que eu corria com o aparecimento de selvagens, e fiquei muitíssimo descompensado, até que as palavras da Bíblia vieram à minha mente: ‘E invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.’ Com isso, me levantei cheio de alegria da cama, meu coração não somente foi confortado, mas fui guiado e encorajado a orar fervorosamente a Deus por livramento. Quando acabei de orar, peguei minha Bíblia e, abrindo-a para ler, as primeiras palavras que se apresentaram a mim, foram: “Espera no Senhor,  anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”  É impossível expressar o conforto que isso me deu...” (DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Grolier Incorporated: Estados Unidos, 1910)

Comentários