Rumo à Cidade Celestial

 

                                                    Ilustração: Our Own Gazette, Janeiro de 1884, p. 03

O livro “O Peregrino” (Pilgrim’s Progress) escrito pelo pastor batista John Bunyan (1628-1688) narra a história de Christão, que foge da Cidade da Destruição rumo à Cidade Celestial, e no caminho, encontra perigos, até chegar à Cidade Celestial. Christão, com um fardo nas costas, lê um livro e neste livro ele descobre que a cidade em que vive será destruída pelo fogo. Christão encontra o Evangelista, que lhe adverte a deixar a Cidade da Destruição.

 Quando Christão compartilhou com sua esposa Christiana, as angústias que se passava em seu coração quanto à salvação de sua alma, Christiana pensou que ele estava louco. “... no auge da sua afllicção, gritou com um tom da maior miseria: ‘Ai, ai, ai de mim! Que hei de fazer?’ Neste estado voltou para sua casa, e esforçou-se, quanto lhe foi possível, para que sua mulher e seus filhos não reparassem na sua tristeza; mas como esta augmentava mais e mais, não pôde conter-se, e descobriu-lhes o que tinha no coração, fallando desta sorte: ‘Minha querida mulher e vós, meus caros filhos, eu sou muito miseravel, e até perdido por este peso terrivel que sempre está sobre mim: e tenho informação, de que não se póde duvidar, que esta cidade em que moramos vai ser abrasada pelo fogo do céo; e que uns e outros, eu e vós, minha querida mulher e filhos de minhas entranhas, seremos todos destruidos no espantoso incendio, senão acharmos um logar em que nos ponhamos a salvo: e até agora não pude descubrir nenhum.’ A familia ficou pasmada não por crer o que dizia, mas por julgar que tinha perdido o juizo; e persuadirão-o a deitar-se cedo na cama, com a esperança que sua cabeça melhorasse com o somno. Para elle porém a noite foi igual ao dia, e, em logar de dormir, não fez outra coisa senão suspirar e chorar.” (Trecho da tradução de Robert Reid Kalley de Pilgrim’s Progress).

Na segunda parte de Pilgrim’s Progress, também de autoria de John Bunyan, Christiana se arrepende, e junto com seus filhos, e sua amiga Misericórdia, resolve fazer a peregrinação que seu marido Christão fez rumo à Cidade Celestial. No jornal Imprensa Evangelica, a partir da edição nº 39 de 26 de Setembro de 1878, p. 308, foi publicada a segunda parte de Pilgrim’s Progress sob o título de “A viagem de Christiana com os seus filhos”. Christiana atravessa o Pântano da Desconfiança, e enfrenta os desafios que seu marido Christão enfrentou até chegar na Cidade Celestial.

Comentários