Sarah Alice Troyer Young (1871-1900)

           

                                                             Sarah Alice Troyer Young (1871-1900)

A Revolta dos Boxers, na China, no ano de 1900, motivou a morte de centenas de missionários cristãos, pois foi um movimento que se voltou contra os estrangeiros do Ocidente.

Entre os muitos mártires da Revolta dos Boxers estava a missionária menonita Sarah Alice Troyer Young (1871-1900), que fazia parte da missão evangélica China Inland Mission. Sarah Alice embarcou em serviço missionário para a China em 1º de Janeiro de 1896. Na China, ela conheceu o missionário escocês John Young, e se casou com ele naquele país, em 1º de Abril de 1899.

Em 12 de Julho de 1900, devido o aumento da agressividade dos Boxers, John Young e Sarah Young, juntamente com seis missionários, uma criança, e um trabalhador local, tentaram alcançar um lugar mais seguro para todos, porém, quando estavam prestes a cruzar o Rio Amarelo, um bando de soldados, que, à primeira vista, era amigável, se mostrou hostil, e os soldados revelaram que tinha a missão de matar os missionários estrangeiros. Em 16 de Julho de 1900, Sarah Alice, seu esposo John Young, e os outros seis missionários que estavam com eles, foram covardemente assassinados pelos soldados boxers, e seus corpos foram lançados no Rio Amarelo.

Em 1901, quando a Rebelião dos Boxers já estava sob controle, a China Inland Mission enviou uma carta para a família de Sarah Alice relatando que o corpo dela e de seu marido não fora encontrado, por isso não houve como realizar sepultamento. Um memorial foi erigido na localidade de Kih-cheo onde fora a base do trabalho missionário de Sarah Alice Troyer Young e de seu marido, John Young.

Num trecho duma carta datada de 30 de Janeiro de 1897, Sarah Alice T. Young, escreveu: “Hoje faz um ano que, eu, pela primeira vez, pus os meus pés nas praias da lôbrega China. O ano mais abençoado da minha vida tem sido este ano na China.” (Menonnite Historical Bulletin, nº 01, Janeiro de 1984, p. 05)

Comentários