William Booth: um pregador de Londres

 

William Booth (1829-1912)

O General William Booth (1829-1912), um pregador metodista, foi o fundador do Exército da Salvação (Salvation Army). William Booth se converteu ao Evangelho aos quinze anos de idade. Ele tinha uma doença que o deixou de cama, mas pela fé, se levantou e decidiu dedicar sua vida à pregação do Evangelho.

William Booth chegou a trabalhar numa casa de penhores em Londres, e morava num dos cômodos deste comércio. O patrão dele sabia que William Booth pregava à noite nos subúrbios de Londres, onde havia pessoas entregues aos vícios, brigas, bebedeiras, e lhe impôs uma regra: se chegasse em casa depois das dez horas da noite, a porta estaria trancada e ele teria que passar a noite nas ruas de Londres. Wiliam Booth não desistiu de pregar.

O General William Booth assim narrou sua conversão: “... aos quinze anos de idade, me uni a uma Capela Wesleyana, onde o Evangelho era pregado de maneira clara e simples, e logo me tornei, o que chamamos no Exército da Salvação, profundamente convertido. Foi nos becos e arredores de Nottingham que aprendi a falar e falar do meu jeito, se é bom ou ruim, não sei. Só posso dizer que é do meu jeito. Nessa época, eu trabalhava duro durante o dia em meu ofício, e era só à noite que eu tinha tempo de sair e pregar.” (The War Cry, 06 de Abril de 1940, p. 03)

Certa vez Booth pregou na Mile End Road, onde havia muita degradação moral e social. William Booth, do lado de fora de um bar, subiu numa caixa de madeira que armazenava sabão, e começou a pregar. Um irlandês se converteu, e ajudou o jovem pregador a se livrar de bêbados e arruaceiros que não estavam gostando de ver Booth pregar, e queriam agredi-lo.

Em 1865, William Booth realizou a primeira reunião de sua Missão num antigo cemitério Quaker. Esta Missão primeiramente tinha o nome de Christian Mission, e posteriormente ganhou o nome de Salvation Army (Exército da Salvação).

Comentários