O Hospital Evangélico do Rio de Janeiro

 

Inauguração do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro

Revista Careta, 19 de Outubro de 1912, s. p.

A ideia da fundação do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro partiu de Candido Joaquim Mesquita (?-1908), um presbítero da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, que “... em 09 de Junho de 1887 convocou uma reunião para discutir o assunto. No mesmo ano, como resultado de novas reuniões, uma Sociedade foi fundada e foi chamada de Associação Fundadora e Mantenedora do Hospital Evangélico. Entre o grupo estava o Rev. Dr. Gruell, e o Rev. Dr. Bagby, com o Rev. Dr. Kyle como tesoureiro. O dinheiro foi regularmente coletado durante alguns anos, e, em 14 de Julho de 1896, a pedra fundamental foi lançada...” (The Brazilian Review, nº 43, 22 de Outubro de 1912, p. 1264)

Em 06 de Outubro de 1891 foi reformou-se os estatutos da Associação Fundadora e Mantenedora do Hospital Evangélico, alterando o nome da instituição para Associação do Hospital Evangélico Fluminense. No dia 07 de Novembro de 1892 foi lavrada escritura de compra e venda do terreno na Rua Bom Pastor, antiga Rua D. Feliciana, onde foi construído o edifício do Hospital Evangélico.

                                                   Jardim no interior do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro. 

                                                      The Missionary Review of the World, Fevereiro de 1916, p. 117


 Em 12 de Outubro de 1912, foi solenemente inaugurado o Hospital Evangélico no Rio de Janeiro, capital. "Realisou-se hontem na rua do Bom Pastor, n. 83, a solemnidade inaugural do Hospital Evangelico. Essa inauguração é o resultado de esforços dignos dos maiores encomios postos em pratica durante quasi uma vintena, por um grupo de protestantes a quem difficuldades de toda ordem com que tiveram de arcar para a consecução do seu nobre ‘desideratum’, não lograram entibiar. Para a construcão do bello edificio que hontem foi inaugurado, em nada concorreram os poderes publicos. Foi por meio de subscripções entre irmãos de crenças, collectas, nos dias de predicas, kermesses e concertos, que a idéa do fallecido presbytero dr. Cândido Mesquita logrou realisação.” (A Época, nº 75, de 13 de Outubro de 1912, p. 07)

                        
Presidente da República do Brasil, Washington Luís (1869-1957),  visitando o Hospital Evangélico do Rio de Janeiro

                                                     Revista da Semana, 21 de Setembro de 1928, p. 31
 Washington Luís (1869-1957), Presidente da República do Brasil, visitou o Hospital Evangélico do Rio de Janeiro em 06 de Setembro de 1928.

Comentários