Os hinos de Fanny Jane Crosby

 

Fanny Jane Crosby  e Ira David Sankey

Fanny Jane Crosby (1820-1915) foi uma das maiores compositoras de hinos evangélicos de todos os tempos. Nos hinários evangélicos brasileiros, os hinos de Fanny Jane Crosby aparecem em abundância.

No Cantor Cristão, destacam-se os seguintes hinos de Fanny Jane Crosby: “A Deus demos glória, com grande fervor...” (To God be the glory), hino 15; “Salvador benigno atende, pois me queres bem” (Pass me not, o gentle Saviour), hino 273; “Minha possessão eterna, és o meu maior amor” (Close to Thee), hino 286; “Quero estar ao pé da cruz” (Jesus keep me near the cross), hino 289; “Vivo feliz, pois sou de Jesus” (Blessed Assurance), hino 375.

 

“Fanny Crosby nasceu em Southeast, Putnam County, Nova Iorque, 24 de Março de 1820. Sua cegueira datava de suas seis semanas de vida, quando, devido a uma infecção nos olhos foi submetida a tratamento impróprio, resultando na perda total da visão...” (The Christian Herald and Signs of Our Times, 25 de Março de 1896, p. 243)

 

Em 1847, Fanny Jane Crosby começou a lecionar no Instituto de Cegos de Nova Iorque, local onde ela também estudou.

Fanny Crosby era membro da Igreja Metodista, e se converteu, em 1850, quando, num culto de avivamento, a congregação cantava uma parte do hino “Oh! quão cego andei, e perdido vaguei” (Alas! And did my Savior bleed), na exata parte que diz: “‘Que levou meu Jesus a sofrer lá na cruz; pra salvar a um tão pobre pecador.’ Em 1858 ela se casou com um músico cego, Alexander Van Alstyne.” (The War Cry, 02 de Outubro de 1965, p. 6)

Comentários