Missionário John D. McEwen com um grupo de evangélicos em Orobó
Foto: All Nations, nº 37, Novembro de 1903, p.
11
John Donald McEwen (1863-1923), missionário canadense, passou um período em serviço missionário no Brasil, e também trabalhou como colportor, ligado à Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.
Em 1899, John D. McEwen veio para a América do Sul, como missionário, sob os auspícios da South American Evangelical Union.
Na Bahia, ele abriu uma escola no Monte Orobó Grande, e comprou um grande trato de terra para estabelecer sua escola. Depois, o missionário John D. McEwen arrecadou uma boa quantia em dinheiro para estabelecer um departamento industrial nesta instituição escolar. Sua esposa, Edith McLeod (1872-1912) era a superintendente da escola. Em Nova Scotia, Canadá, Edith McLeod foi professora de escolas públicas.
Rev. John D. McEwen (1863-1923)
Em carta escrita pelo missionário John D, McEwen, datada de 19 de Janeiro de 1903, Orobó, Bahia, publicada no periódico The Christian, 19 de Fevereiro de 1903, p. 18, o missionário canadense relata:
“Fui chamado em Muritiba, e preguei com dois soldados à porta, doze nas janelas, para minha proteção. Poucos dias antes, enquanto um grupo de crentes que se encontravam reunidos ao redor da Palavra de Deus, uma bomba foi arremessada neles, atingindo um homem na perna e o queimou gravemente. Outros dois ou três ficaram mais ou menos feridos. A polícia foi enviada pelo Chefe de Polícia da Cidade da Bahia para investigar...”
Noutro relato de agressão a um culto evangélico em Orobó, o missionário John D. McEwen relatou:
.png)

Comentários
Postar um comentário