Reverendo Emanuel Vanorden (1839-1917)

 

Reverendo Emanuel Vanorden (1839-1917)

Reverendo Emanuel Vanorden (1839-1917), quando pastoreava no Rio Grande do Sul, trouxe os seguintes relatos de sua atividade pastoral em 1886: “Temos agora 13 membros negros, dos quais, um ainda é escravo. Ele se juntou a nós na última noite de Domingo, e quando examinado, ele disse que ouviu o Evangelho cinco anos atrás, numa casa onde eu pregava, até então. Naquele tempo sofríamos muita perseguição. Numa noite de Domingo, minha esposa, eu, e o garotinho, fomos seguidos por uma turba, e a polícia foi incapaz de nos ajudar. Nós, apesar de tudo, alcançamos nossa casa em segurança... Recorri ao cônsul americano, e uma guarda de dez soldados, comandada por um oficial, me foi cedida... no Domingo seguinte, realizei a reunião, e fomos para casa, tranquilos, escoltados por meu amigo, o cônsul americano, e pela polícia...” (The Missionary Review, Novembro de 1887, p. 695-696)

Emanuel Vanorden, judeu convertido ao Evangelho, organizou em 1870 a Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Holandesa da Noble Street, em Chicago, Estados Unidos.  No Brasil, além de pregador, abriu a Typographia Vanorden, e editou periódicos evangélicos como “A Aurora” e “A Puericia”, publicações infantis, “O Pregador Christão”, folha evangélica publicada no Rio Grande do Sul, e “A Opinião”, editado em São Paulo.

Comentários