Castelo Forte é o nosso Deus!

 

Castelo Forte na escrita de Martinho Lutero

Foto: O Estandarte, nº 11, 30 de Novembro de 1983, p. 05

Martinho Lutero (1483-1546) compôs “Ein feste burg ist unser Gott” (Castelo forte é o nosso Deus), um hino baseado no Salmo 46.

Martinho Lutero escreveu “Castelo forte é o nosso Deus” em 1529, ano em que ocorreu a Dieta de Worms, convocada pelo Imperador Carlos V, em que Sua Majestade Imperial intentou validar o Edito de Worms de 1521, que condenou Lutero, e declarou o reformador, de modo oficial, um fora da lei, além de restringir a concessão de liberdade de culto, cedida temporariamente pela Dieta de Espira de 1526.

Na Dieta de Espira de 1529, Martinho Lutero, por motivos de segurança pessoal, não estava presente, porém, os príncipes evangélicos que lá estavam, fizeram o solene protesto, pelo qual a fé evangélica ficou reconhecida pelos séculos como Protestante.

O solene protesto dos príncipes evangélicos dizia que os mesmos não submeteriam suas consciências ao que é contrário a Deus, à Bíblia, ao Direito de Consciência, e a salvação de suas almas.

Em 17 de Setembro de 1631, o rei sueco Gustavo Adolfo II (1594-1632) ordenou que seu Exército cantasse o hino “Castelo forte é o nosso Deus”, na Batalha de Leipzig.

“Quando o Eleitor Conde Frederico III, do Palatinado, foi questionado por que não construía fortalezas em suas terras, ele respondeu: ‘Castelo forte é o nosso Deus’.” (PICK, Rev. Bernhard. Eighty translations of Dr. Martin Luther's hymn of the Reformation Ein feste Burg ist unser Gott. Cleona, Pensilvâni, Estados Unidos: G. Holzapfel Publisher, 1897, p. 12)

Comentários