Jean de Lery: uma viagem à terra do Brasil

 

Edição da Livraria Martins de Uma viagem à terra do Brasil, Jean de Lery

Jean de Lery (1534-1611) veio para o Brasil, junto com o grupo de colonos e de pastores huguenotes (presbiterianos franceses) enviados por João Calvino (1509-1564), depois que o Almirante Nicolas Durand de Villegagnon (1510-1571) escreveu para João Calvino pedindo que ele enviasse ministros evangélicos para o Brasil, a fim de se instalarem na colônia conhecida como França Antártica, fundada por Villegagnon. A caravana dos huguenotes chegou ao Rio de Janeiro em 07 de Março de 1557. 

             Mapa França Antártica, Rio de Janeiro, Brasil

Acervo Biblioteca Nacional da França

 Na data de 10 de Março de 1557, os pastores franceses Jean Du Bourdel, Mathieu Verneuil, e Pierre Bourdon realizaram o primeiro culto evangélico do Brasil no Rio de Janeiro.

Villegagnon se tornou inimigos dos huguenotes, e passou a persegui-los de modo cruel: os pastores Jean Du Bourdel, Mathieu Verneuil, e Pierre Bourdon, sofreram martírio, foram enforcados, e seus corpos foram jogados no fundo da Baía do Mar da Guanabara, no Rio de Janeiro.

João de Bolés fugiu, foi parar em São Vicente, São Paulo, mas foi capturado pelos jesuítas. João Bolés foi levado para a Bahia onde sofreu tormentas, torturas, e privações, até que, mandado de volta para o Rio de Janeiro, foi martirizado em 20 de Janeiro de 1567.

“...em 1567... foi martyrisado o ministro huguenote JEAN BOLES, que fôra preso, em 1559, em S. Vicente, e remettido para a Bahia, onde, por duas vezes, tentaram assassinal-o na prisão, conforme refere o jesuita Leonardo, em uma carta annua escripta em 1562. Em 1567, porem, trazido João Bolés a esta cidade, foi enforcado servindo de mestre de carrasco nessa execução, o jesuita Joseph de Anchieta. É segundo o depoimento do padre Juvencio, em sua Historice Soctetatis Jesu Auctore, foi depois o corpo de Bolés lançado ás chammas.” (EGREJA PRESBYTERIANA DO RIO DE JANEIRO. Narrativa do Movimento Espiritual e Financeiro da Egreja. Rio de Janeiro: Imprensa Commercial G. G. Baker, 1898, p. 06)

Jean de Lery se escondeu nas matas próximas à Baía da Guanabara, e empreendeu fuga, junto com outros companheiros. Jean de Lery retornou para a França no começo de 1558, a bordo de um navio do Reino Unido da Grã-Bretanha.

Jean de Lery escreveu o livro Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil, lançado em 1578, na França. Em português, esta obra ganhou o título de Viagem à terra do Brasil.

Jean de Lery, um artesão que se tornou pastor, nasceu em Lamargelle, França. Em 1555, na cidade de Genebra, Suíça, ele foi ordenado pastor. Durante o Massacre de São Bartolomeu, em 24 de Agosto de 1572, quando setenta mil huguenotes (evangélicos, em sua maioria, presbiterianos) foram assassinados em Paris, capital francesa, por causa da fé deles, Jean de Lery, refugiou-se no forte de Sancerre. Jean de Lery foi para a cidade de Berna, na Suíça, e lá pastoreou uma igreja. Lery faleceu em Berna, em 1611.

Comentários