Lutero e a Educação

 

Martinho Lutero (1483-1546)

Em 1524, Martinho Lutero (1483-1546) enviou um apelo às autoridades políticas de todas as cidades alemãs, reivindicando recursos públicos para manutenção de escolas para que meninos e meninas pudessem estudar. Este apelo de Lutero em prol da educação é a “Carta aos prefeitos e vereadores de todas as cidades da Alemanha em nome das Escolas Cristãs”.

“Lutero insistiu na educação universal. Ele acreditava que todo jovem deveria receber educação. Ele considerava com favor, mesmo naquela época, a educação para meninas e mulheres jovens. Tendo visto as desvantagens da educação controlada pela igreja, Lutero apelou não apenas à educação controlada pelo Estado, mas também à educação apoiada pelo Estado, e apelou aos vereadores e outros no poder para reservar fundos para as escolas.” (The Lutheran Quartely, Outubro de 1924, p. 439-440)

“Em 1528, Lutero e Melanchthon elaboraram um esboço de educação popular que foi seguido nas escolas alemãs por setenta e cinco anos. A primeira classe aprendia a ler, escrever e cantar; a segunda classe estudava latim, gramática, música e a Bíblia; a terceira, aritmética, latim e retórica.” (True Republican, nº 04, 25 de Outubro de 1893, p. 01)

Em 1530, Martinho Lutero proferiu o “Sermão sobre o dever de enviar crianças para a escola”.

Comentários