Frederick Charles Glass: colportor e missionário no Brasil

 

Frederick Charles Glass (1871-1960)

Frederick Charles Glass (1871-1960) foi missionário e colportor no Brasil, e ajudou o missionário canadense Reginald James Young a fundar, em 1901, no Brasil, a Igreja Cristã Evangélica. O missionário Reginald James Young nasceu em Guysborough, Nova Scotia, Canadá, em 07 de Maio de 1867, e era filho de James Young, um professor, e de Bessie Knadell. Em 23 de Dezembro de 1895, Reginald J. Young se casou em Boston, Estados Unidos, com a missionária Kate Henrietta Byrne, filha de Joseph Byrne e da Sra. Henrietta.

Em 1892, Frederick Charles Glass veio para o Brasil para trabalhar numa ferrovia. No dia de sua chegada o Brasil, o Sr. Frederick C. Glass foi preso, acusado de sedição, e teve que passar um dia na cadeia, entre criminosos perigosos. No outro dia, a polícia brasileira reconheceu o erro, e o Sr. Glass foi libertado. Depois o Sr. Glass conseguiu um contrato com uma empresa britânica de mineração em Minas Gerais.

“O Sr. Glass era um trabalhador contratado por uma empresa britânica de mineração de ouro, trabalhando no coração do Brasil, quando entrou na companhia que ele trabalhava, na qualidade de humilde datilógrafo, um jovem que era um verdadeiro cristão, com um testemunho autêntico. O Sr. Glass acreditava que sua própria experiência espiritual era bastante satisfatória, mas sabia que não tinha o que Reginald Young estava falando. Pouco depois, devido a um acidente no qual escapou por pouco da morte, ele foi levado a receber a Cristo como seu Salvador pessoal, e uma nova vida começou. Ele sentiu que Deus o estava chamando para ser missionário, e lutou contra isso por um longo tempo, mas finalmente se rendeu. Desde então, sua vida tornou-se uma série de aventuras notáveis na conquista de almas como colportor da Bíblia...” (The Sunday School Times, 25 de Agosto de 1945, p. 662)

Após sua conversão, Frederick Charles Glass se dedicou a distribuir a Bíblia pela imensidão do Brasil, e suas atividades de colportagem foram imortalizadas no livro de sua autoria, intitulado "Aventuras com a Bíblia no Brasil".  Em1898, Frederick Charles Glass fez a sua primeira viagem como colportor, partindo de Ouro Preto, Minas Gerais, até Vitória, capital do Espírito Santo.

 Na Revista A Bíblia no Brasil, nº 23, de Janeiro/Fevereiro/Março de 1954, p. 13, assim é relatado sobre o valoroso missionário e colportor Frederick Charles Glass: "Verdadeiramente, milhares de brasileiros tiveram o seu primeiro contato com o Evangelho, por intermédio da obra magnífica dirigida pelo Sr. Glass."

Comentários