A missionária Albertine Meador

 

Albertine Meador

Albertine Duflot Meador (1912-1947), missionária batista, nascida em Texarkana, Arkansas, Estados Unidos, veio para o Brasil em Setembro de 1945, e depois de estudar a língua portuguesa no Rio de Janeiro, durante muitos meses, se mudou para o Estado do Espírito Santo em Maio de 1946.

Albertine Meador já havia sentido o chamado para o campo missionário, mas não sabia como se preparar. Em 1938, num acampamento no Estado de Arkansas, o Dr. O. W. Yates perguntou-lhe sobre seus estudos, mas ela lhe respondeu que não tinha dinheiro para pagar curso algum.

Com apenas dez dólares na bolsa, e certa da provisão de Deus, Albertine Meador fez sua matrícula no Ouachita College, uma instituição educacional batista, e depois estudou no Southwestern Baptist Theological Seminary.

Quando Albertine Meador apresentou-se pela primeira vez à Junta de Missões Estrangeiras, como candidata ao campo missionário, foi dito que ela estava na idade limite de aceite da Junta de Missões, e havia o conflito da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), e seu embarque para a América Latina poderia levar muitos meses. “Ela persistiu e orou até que uma porta foi aberta e ela foi nomeada em 10 de Abril de 1945. Ela navegou para o Brasil em 7 de Agosto. Durante o breve período de serviço no Brasil, Deus a usou ricamente em testemunhar por Ele.” (THE COMMISSION, Janeiro de 1948, p. 23)

Na última viagem que Albertine Meador fez ao interior do Brasil, numa área com muita incidência de febre tifoide, ela foi acometida por esta doença, e um pouco mais de um mês após esta viagem, a missionária Albertine Meador faleceu em 14 de Novembro de 1947, aos 35 anos de idade.

Por volta de 1948, a União Feminina Missionária Batista recomendou à Convenção Batista do Espírito Santo, a missão de instalar um orfanato, e esta recomendação foi prontamente aceita. A Sra. Edelweiss Kaschel que fazia parte da comissão de instalação do orfanato batista no Espírito Santo, foi para São Paulo e Rio de Janeiro buscar informações sobre que tipo de orfanato deveria ser implantado, e decidiu-se implantar, primeiramente, um orfanato que abrigasse apenas meninas, e quando o orfanato tivesse mais condições financeiras, receberiam meninos.

O orfanato batista do Estado do Espírito Santo recebeu o nome de Lar Batista Albertine Meador, em homenagem à jovem missionária Albertine Duflot Meador.

                Lar Batista Albertine Meador. The Commission, Outubro de 1952, p. 13

 Lar Batista Albertine Meador. The Commission, Outubro de 1952, p. 13

O local onde principiou a funcionar o Lar Batista Albertine Meador foi uma casa adquirida do missionário Elton Johnson, na Praia da Costa em Vitória, capital do Espírito Santo, e foi inaugurado em Setembro de 1949.

Comentários