Dom Evangelia: um templo batista de Petrogrado

 

Rev. William Fetler e outros em frente ao templo Dom Evangelia

Foto: Missions, Novembro de 1914, p. 890

DOM EVANGELIA, nome dado ao templo que anteriormente levava o nome de Tabernáculo Batista da cidade de Petrogrado, atual cidade de São Petersburgo, Rússia. O termo Dom Evangelia significa casa evangélica ou casa do Evangelho.

Numa época de profundo avivamento espiritual em São Petersburgo, o templo Dom Evangelia passou a receber multidões, e isto chamou a atenção do governo russo. Logo a perseguição estatal atingiu as lideranças eclesiásticas do templo Dom Evangelia, como foi o caso do Pastor William Fetler, que em 22 de Novembro de 1914, numa reunião de oração na Dom Evangelia foi abordado e levado pela polícia russa. 

Reverendo William Fetler

A igreja continuou orando e, em dois dias o Czar russo concedeu ao Pastor Fetler o direito de exílio no país que o pastor escolhesse. William Fetler escolheu ir para a Suécia, e de lá, em 1915, foi com sua família para os Estados Unidos.

“Por ordem do Delegado de Polícia de Petrogrado, o Pastor William Fetler, exilado da Rússia há alguns meses, foi privado de seus direitos como ministro e não pode mais ser considerado pastor da Igreja Dom Evangelia em Petrogrado.” (MISSIONS, Junho de 1915, p. 468)

Exilado nos Estados Unidos, o Pastor William Fetler assim descreveu o momento de sua prisão por causa do Evangelho em 1914, no começo da 1ª Guerra Mundial:

“...sem produzir qualquer acusação definitiva, eu fui apreendido, trazido para a prisão, para que de lá eu fosse transportado com outros condenados para a Sibéria. Me ocorreu enviar um apelo ao Ministro do Interior, rogando que me fosse permitido, por causa da saúde frágil da minha esposa e um bebê de três meses de idade, para os quais o clima severo da Sibéria poderia mostrar-se desastroso, ir, ao invés disto, para o exterior. O assunto foi então apresentado ao gabinete dos ministros, e por conseguinte meu exílio para a Sibéria foi mitigado para um exílio fora da Rússia, durante todo o período da guerra. Então, eu cheguei seguro entre os hospitaleiros irmãos crentes da Suécia. [...].” (THE BAPTIST WORLD, 18 de Fevereiro de 1915, p. 09)

Em 1917, depois do Edito de liberdade religiosa assinado pelo Ministro da Justiça da Rússia, o Reverendo William Fetler retornou temporariamente à Rússia, e pôde de modo temporário, exercer trabalho na secretaria do templo batista Dom Evangelia.

Durante o domínio do regime comunista, nova perseguição se perpetrou contra o povo evangélico na Rússia, e mais uma vez o templo Dom Evangelia foi vítima da tirania comunista, e foi transformado em um salão de baile, no governo de Josef Stalin (1878-1953).

Comentários