M. G. White: um missionário batista no interior do Brasil

 

Rev. M. G. White e sua esposa Kate C. White

Jornal Batista, 14 de Janeiro de 1915, p. 02

Maxcy Gregg White (1888-1983), missionário batista, foi nomeado em 1914 pela Junta de Missões Estrangeiras, veio para o Brasil juntamente com sua esposa Kate Cox White (1891-1982), e trabalhou inicialmente na Bahia.

Na revista The Commission, Junho de 1950, p. 10, o missionário M. G. White relata a chegada dele e de sua esposa ao Brasil: “Voltando a 1914, nos tornamos missionários da Junta de Missões Estrangeiras..., na Bahia, Brasil. Desembarcando lá em Dezembro, logo nos ocupamos em aprender a língua portuguesa. [...]” 

      Igreja Batista de Nova Canaã, Bahia. The Commission, Junho de 1950, p. 11

Uma das igrejas do campo missionário de M. G. White, era a Igreja Batista de Nova Canaã, e Maxcy G. White assim relata sobre uma visita que fez a esta igreja e visitas nas regiões vizinhas, em Agosto de 1945: “[...] Para o culto de Domingo à noite, tivemos 800 pessoas ouvindo com atenção. É a Igreja de Nova Canaã na seção de Gongogi do Estado da Bahia, que agora tem 270 membros. É uma comunidade rural onde gado, cereais, e café são produzidos. [...] Para conseguir chegar à igreja e à comunidade, eu andei a cavalo cerca de trinta e cinco milhas. A estrada estava boa. [...] Eu voltei para Jequié num ônibus rude que estava moído na hora da chegada. Eu preguei quatro dias lá para muito boas multidões. [...]” (THE COMMISSION, Dezembro de 1945, p. 15)

Maxcy G. White fez parte do primeiro grupo de redatores do jornal “O Batista Baiano”.

 

                                       Capa de O Baptista Bahiano, Abril de 1924

Kate Cox White foi a primeira redatora da revista infantil batista “Joias de Christo”, cuja primeira edição é de 02 de Abril de 1922, publicada à época pela extinta Casa Publicadora Batista. 

 

                                      Capa de Joias de Christo, 02 de Abril de 1922

Na Bahia, Kate Cox White abriu a Escola Doméstica Kate White. “A Escola Doméstica Kate White na Bahia, Brasil, é uma escola da missão com um corpo discente de centenas de mulheres jovens que querem aprender a cozinhar de modo simples e sofisticado, enfermagem domiciliar, cuidado com criança, trabalho manual, decoração de interior, nutrição elementar, finança doméstica, e Inglês.” (THE COMMISSION, Abril de 1946, p. 17)

Comentários