William Fetler: um pregador da Rússia

 

William Fetler (1883-1957)

William Fetler (1883-1957) era filho de um pregador batista itinerante, e seu pai também foi colportor. 

“William se converteu antes dos quinze anos de idade. Na companhia de suas irmãs e de alguns outros, ele foi batizado à meia-noite, para escapar da perseguição e de prisão. Enquanto contador em uma fábrica, ele pregava conforme a ocasião surgia, e dava aula na Escola Dominical. Então seu pastor começou a falar com ele sobre estudar para o ministério pastoral. Mas, como ele poderia fazer isso? Ele estava ajudando seus pais com a quantia de 100 dólares por ano. Ele não tinha um chamado definido, mas estava inquieto e insatisfeito.” (MISSIONS, Outubro de 1911, p. 665)

Em 1903, William Fetler foi para Londres, Inglaterra, estudar no Spurgeon’s College, a fim de se preparar para o ministério pastoral.

Em Londres, William Fetler aproveitou a oportunidade, e foi evangelizar marinheiros russos no cais. Com o crescimento de seu trabalho evangelístico, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira lhe cedeu uma sala onde Fetler realizava reuniões para marinheiros russos e letos.

Retornando à Rússia, no ano de 1907, o Reverendo William Fetler, que utilizava o pseudônimo de Basil A. Malof, inaugurou um grande templo batista na cidade de São Petersburgo que ganhou o nome de Dom Evangelia.

No ano de 1913, William Fetler se uniu em matrimônio com Barbara Kovalevsky (1890-1969).

Em 1914, numa reunião de oração na Dom Evangelia, o Pastor William Fetler foi levado pela polícia russa. A igreja de Fetler continuou orando, e dois dias depois o Czar russo converteu a pena de exílio na Sibéria que seria imposta a Fetler, para a pena de banimento do território russo.

William Fetler exilou-se na Suécia, e depois foi com sua família para os Estados Unidos.

Com a ascensão dos comunistas ao governo civil da Rússia, a perseguição à fé evangélica se intensificou. As notícias das crueldades comunistas perpetradas contra a fé, e o impedimento da livre circulação da Bíblia chegaram até William Fetler, e uma das maneiras que ele ajudou o seu povo na Rússia foi por meio do contrabando de Bíblias.

Comentários