Deus e um fabricante de doces de Nova Iorque

 

John Seys Huyler (1846-1910)

John Seys Huyler (1846-1910) foi um milionário americano, empresário de do setor de doces, e um evangélico metodista. John S. Huyler nasceu em Nova Iorque, e seu pai era padeiro e confeiteiro. Ele estudou em escola pública, e nas horas livres, ajudava seu pai, no trabalho.

No ano de 1874, John S. Huyler começou a fabricar balas macias de melaço. Em 1876, John Huyler abriu uma loja de doces em Nova Iorque, e este foi o início de um próspero empreendimento.

No último dia do ano de 1886, John S. Huyler tinha combinado se encontrar com uns amigos, para juntos celebrarem a passagem do Ano Novo. Neste dia, John Huyler tinha recebido o cheque da parte que lhe cabia nos lucros de sua empresa. E, ainda na rua, ele pegou o cheque de seu bolso e viu a extraordinária quantia que recebera, e viu quanta responsabilidade ele tinha. Então, se lembrou que sua mãe estava numa Igreja Metodista, para a celebração da vigília da passagem do ano, e para lá ele foi. Poucos meses depois, na cidade de Paris, capital da França, John S. Huyler resolveu entregar sua vida e seus negócios ao serviço de Deus.

Enquanto os negócios de John S. Huyler prosperava, ele pediu à sua secretária que escrevesse a sigla “Conta do M. P.” em cada cheque que ele recebia dos dividendos de sua empresa. “Conta do M. P.” é a abreviação para a expressão “Conta do Meu Parceiro”, referindo-se a Deus.

Certo dia, numa conversa com o Rev. Charles Le Roy Goodell (1854-1937): “‘Ouvi os pregadores dizerem que um homem deveria dar um décimo ao Senhor, e, depois de um tempo, eu dei um quinto, e depois eu dei um quarto, e depois a metade, e então, ele disse: Eu parei de contar.’” (SAYLER, James Lanning. American tithers. The Methodist Book Concern: New York, Estados Unidos, 1918, p. 32)

 

Rev. Charles Le Roy Goodell (1854-1937)

Acervo New York Public Library

Comentários