Elizabeth Fry

Elizabeth Fry (1780-1845)

Elizabeth Fry (1780-1845), cristã evangélica Quaker, uma mulher muito rica, ajudou a reformar o sistema prisional inglês, a partir de suas ações na prisão de Newgate, em Londres, na Inglaterra, onde promoveu a evangelização dos encarcerados, fez com que os prisioneiros trabalhassem, e promoveu a alfabetização dos filhos dos detentos.

Em 1823, o Parlamento britânico aprovou o Gaol Act (Lei das cadeias), por influência de Elizabeth Fry, e esta lei fez com que fossem separados homens e mulheres, já que naquela época homens e mulheres ficavam detidos na mesma cela.

Em Fevereiro de 1813, Elizabeth Fry entrou pela primeira vez na prisão de Newgate, e começou a ministrar estudos bíblicos para as presas. Depois, reuniu um grupo de amigos para doarem material para que as presas fabricassem seus uniformes, e meias, e para isto, as presas passaram por curso de corte e costura. Elizabeth Fry também “... instituiu um plano pelo qual escolas para crianças e adultos, na prisão, foram estabelecidas, onde as prisioneiras foram ensinadas a costurar e a ler, e a fazer outras coisas úteis.” (THE EVENING RECORD, 11 de Maio de 1937, p. 02)

Comentários