O homem da torre

 

Capa de O homem da torre de André Adoul: Edições Cristãs, 1ª edição, 1987

O homem da torre (Un homme dans la tour) é um livrinho de literatura evangélica infanto-juvenil escrito pelo evangelista francês André Adoul (1919-2005).

O livrinho “O homem da torre” narra a história da viagem do menino João Paulo, e seus pais, para um sítio no interior, onde passaram uns meses para descansar. O sítio era do senhor Adolfo, que morava com sua neta Francisca

João Paulo, no início achou um pouco monótona, a localidade de Umbrais e Olivais, mas ficou amigo de Estevão, que contou a João Paulo que estava explorando uma caverna, que tinha dentro dela lugares lindíssimos. João Paulo pediu a Estevão que o levasse nesta caverna.

Ao aventurar na caverna, Estevão e João Paulo acabam adormecendo lá dentro, e as horas se passaram, e a família deles se preocupou, e foram à procura deles, encontrando êxito com a ajuda de Falô, o cachorro de estimação de Estevão, que primeiramente os encontrou na caverna, depois que Estevão orou a Deus pedindo socorro. João Paulo não tinha hábito de orar, pois seus pais não o levavam à igreja. Enfim, todos encontrados já ao anoitecer.

De volta ao sítio, de madrugada, João Paulo viu a mão de um homem abrindo as cortinas de um quarto na torre, e se preparou para uma nova aventura: descobrir quem era o homem da torre.

Numa madrugada, João Paulo conseguiu entrar na torre, e descobriu o segredo: o homem da torre era o senhor Adolfo que, toda madrugada, ia para aquele lugar para orar.

O senhor Adolfo presenteou João Paulo com um Evangelho de João, e lhe falou sobre a fé em Jesus.

Quando João Paulo e seus pais retornaram para a cidade grande, meses depois receberam uma carta enviada por Francisca, avisando que o senhor Adolfo faleceu.

Um ano depois, João Paulo e seus pais voltaram ao sítio, e João Paulo foi orar no quarto da torre onde o senhor Adolfo orava, e lá, junto à Bíblia antiga, encontrou uma carta endereçada a João Paulo, que o senhor Adolfo escrevera um pouco antes de falecer. Nesta carta, o senhor Adolfo pedia que João Paulo entregasse sua vida a Jesus, e assim João Paulo fez.

Comentários