Ana Luther Bagby (1859-1942)

 

Ana Luther Bagby (1859-1942)

Ana Luther Bagby (1859-1942) foi uma missionária batista americana que foi nomeada para o serviço missionário no Brasil juntamente com seu esposo William Buck Bagby (1855-1939), na semana do Natal de 1880, alguns meses depois do casamento dos dois.

Ana L. Bagby temia que pudesse se apaixonar por alguém que não quisesse ser missionário em terras estrangeiras, mas acabou se apaixonando por William B. Bagby, um rapaz que ela conheceu na 1ª Convenção dos Batistas do Texas. Deste evento em diante, Ana e William trocavam cartas constantemente, e ela sempre lembrava ao moço de sua vocação missionária em terras estrangeiras. Os dois planejavam se casar num futuro distante, mas ao se encontrarem com o General Hawthorne, agente da Junta de Missões Estrangeiras, ele lhes falou sobre o Brasil. Ana e William se puseram em oração, e quando tiveram a certeza que Deus os estava chamando para o Brasil, se casaram em 21 de Outubro de 1880, e vieram para o Brasil.

Ana Bagby escreveu o seguinte, cinco dias antes de sua nomeação como missionária para o Brasil: "Eu estive sempre temerosa, até três verões atrás, que eu pudesse amar alguém que não tivesse a intenção de tornar-se um missionário estrangeiro, e que eu pudesse ser compelida a deixar minha terra com o coração partido, mas meu Pai Celestial tinha algo melhor reservado para mim. Ele me permitiu ser amada e amar alguém que, assim como eu, pretendia o trabalho missionário no campo estrangeiro, e que era um devotado ministro do Evangelho." (THE COMMISSION, Janeiro de 1944, p. 21)

                          Ana Luther Bagby (1859-1942) e William Buck Bagby (1855-1939)

“Na idade de dezessete anos, enquanto era uma estudante no Colégio Batista Lexington no Missouri, Ana percebeu que Deus a estava chamando para levar Sua mensagem de redenção para terras além de sua própria terra.” (THE COMMISSION, Janeiro de 1944, p. 21)

“[...] De 1881, quando desembarcaram no Rio de Janeiro, até 1939, quando William Bagby morreu, em Porto Alegre, foram cinqüenta e oito anos de atividade constante do casal missionário. Em 15 de outubro de 1882 fundaram a 1ª Igreja Batista brasileira, na Bahia. Em 24 de agosto de 1884 fundaram a 1ª Ig. Batista do Rio. Depois, no início do século XX, mudaram-se para São Paulo e lá Ana Bagby fundou o Colégio Batistade São Paulo. Os últimos quinze anos da vida em comum gastaram em Porto Alegre, trabalhando no Colégio Batista de lá e na evangelização do Estado.” (JORNAL BATISTA, nº 41, 13 de Outubro de 1968, p. 02)

Comentários