Expulsos de Genebra

 

João Calvino (1509-1564)

 João Calvino (1509-1564), no ano de 1536, ia apenas pernoitar na cidade de Genebra, Suíça. Convencido pelo pregador Guilherme Farel (1489-1565), João Calvino passou a residir em Genebra par ajudar no avanço da causa da Reforma Protestante.

“Incapaz de encontrar residência pacífica em sua terra natal, Calvino deixou a França, e, parando uma noite, em 1536, em Genebra, ele foi persuadido por Farel a permanecer lá, e ajudá-lo a organizar a cidade...” (THE METHODIST, 26 de Maio de 1945, p. 12)

João Calvino começou sua obra em Genebra, ensinado a Bíblia ao povo, e depois investiu na educação dos jovens, nomeando seu amigo Saunier, como inspetor geral das escolas. Calvino também combateu os vícios.

A oposição se levantou contra João Calvino em Genebra, até chegar ao ponto de João Calvino e Guilherme de Farel sofrerem desterro, ou seja, ordem de expulsão da cidade, depois das eleições de 1538, quando o grupo de político libertinos ganharam as eleições.

“O partido contrario aos pastores era denominado dos Libertinos, que não se cançavam de insistir em que a cidade, naquela sua submissão a Calvino e Farel, calcava aos pés as suas antigas liberdades. Tanto prevaleceram sobre a população, que nas eleições em Fevereiro, de 1538, alcançaram a maioria, e ficaram no poder. Recomeçaram as desordens e os deboches, e, como os magistrados não oppunham a estes males uma forte repressão, os pastores começaram a pregar contra ellas. A situação tornou-se grave. As auctoridades expulsavam dos pulpitos os ministros que se recusavam a dar a communhão áquelles a quem reputavam indignos disso. Por fim, em virtude dos sermões que sobre esse assumpto pregaram Calvino e Farel no domingo de Paschoa de 1538, o Conselho houve por bem desterra-los.” (CANUTO, João S. Quarto centenário do grande reformador de Genebra João Calvino. A Luz e Verdade,  Ano VI, nº 11, Porto, Portugal, Agosto de 1909, p. 02)

Depois de sofrer desterro, João Calvino foi para a cidade de Estrasburgo, na França, e lá se casou com a viúva Idelette de Bure (1506-1549). Guilherme de Farel, por sua vez, foi para Neuchâtel, uma cidade na Suíça.

No dia 1º de Maio de 1541, a ordem de desterro contra João Calvino foi revogada, e assim ele pôde retornar à Genebra, cidade onde faleceu em 27 de Maio de 1564.

Comentários