Robert R. Kalley: um médico que se tornou missionário

 Robert R. Kalley (1809-1888)

Robert Reid Kalley (1809-1888), um médico, nascido na Escócia, navegava com sua esposa rumo à China para ser missionário lá. Porém, quando estava perto da Ilha da Madeira, sua esposa ficou gravemente enferma, e ele desembarcou na Ilha da Madeira para cuidar da saúde de sua esposa.

“O Dr. Kalley começou a aprender a língua portuguesa, aprendendo a primeira palavra na noite do dia que ele desembarcou. Tão logo ele se familiarizou com as condições, ele viu a necessidade de escolas. Em pouco tempo, ele abriu uma escola para ensinar Inglês... Logo havia escolas em toda a ilha. De seu próprio bolso, o Dr. Kalley pagou os salários dos professores, e também pagou por todos os livros usados nessas escolas. A princípio, este trabalho foi muito apreciado, e ele foi visto como um benfeitor público. Até as autoridades municipais da cidade do Funchal, a principal cidade da ilha, foram compelidas a emitir uma moção de agradecimento ao Dr. Kalley pelo que chamaram de ‘seus atos desinteressados de benevolência e filantropia, tais como o estabelecimento de escolas em diferentes partes da ilha, às suas próprias custas, e fornecendo ao povo, atendimento médico e remédios gratuitamente." (THE CONTINENT, 09 de Janeiro de 1913, p. 44)

O missionário Robert R. Kalley usava como livro didático nas escolas, as poucas cópias da Bíblia em português, que foram trazidas da Escócia, para ensinar as pessoas carentes a ler.

Com a propagação da Bíblia na Ilha da Madeira, além das reuniões de estudo bíblico na casa do Dr. Kalley, a perseguição sobreveio àqueles que abraçaram a fé evangélica, e o Dr. Kalley foi levado à prisão, em Julho de 1843, e lá permaneceu preso até Janeiro de 1844, quando foi libertado com a interferência do Governo Britânico. A acusação que levou o Dr. Kalley à prisão era de que nas reuniões evangélicas realizadas na sua casa, ele ensinava doutrinas condenadas pela religião oficial da Ilha da Madeira.

No início de 1845, expediu-se outra ordem de prisão contra o Dr. Kalley, novamente por causa de suas pregações bíblicas, mas o juiz concedeu-lhe o pagamento de fiança.

A perseguição aos crentes da Ilha da Madeira aumentou tanto, que no dia 09 de Agosto de 1846 uma turba de intolerantes se reuniu para destruir a casa do Dr. Kalley, além de praticarem atos violentos contra os evangélicos da Ilha da Madeira. Robert R. Kalley foi retirado às pressas, com um disfarce arranjado por seus amigos, e embarcou num navio inglês. Atos de violência continuaram contra a vida dos evangélicos madeirenses, e em 23 de Agosto de 1846, um grupo de 200 deles conseguiram fugir para a Trindade.

Com a ajuda da American Christian Union, mais de 600 evangélicos exilados da Ilha da Madeira conseguiram abrigo em Illinois, nos Estados Unidos.

O Dr. Kalley passou um período entre os refugiados da Ilha da Madeira que residiam em Illinois.

Em 09 de Maio de 1855, o médico escocês Robert R. Kalley desembarcou no Brasil, juntamente com sua esposa Sarah Poulton Kalley (1825-1907), com quem se casou, em segundas núpcias, depois do falecimento de sua primeira esposa.

No Brasil, o missionário Robert R. Kalley também enfrentou perseguições e agressões por causa de sua fé, porém deixou um grande legado à igreja evangélica no Brasil, destacando-se as seguintes conquistas:

I. A congregação pastoreada pelo Dr. Robert R. Kalley foi a primeira a ministrar culto em língua portuguesa no Brasil, no Morro da Saúde, no Rio de Janeiro, opondo-se à Constituição Imperial, vigente à época, que só permitia os cultos acatólicos em casas residenciais, desde que o local não tivesse exterior de templo, e o culto não podia ser realizado em português;

II. Robert Reid Kalley batizou o primeiro brasileiro nato, o Sr. Pedro Nolasco de Andrade, em 11 de Julho de 1858;

III. O Dr. Robert R. Kalley e sua esposa Sarah P. Kalley fundaram classe de Escola Dominical para escravos;

IV. A senhora Sarah P. Kalley, em 19 de Agosto de 1855, instalou a primeira Escola Dominical do Brasil, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro;

V. Robert Reid Kalley mandou imprimir em 1855, na cidade de Londres, Inglaterra, o hinário “Salmos e Hinos”, que é o primeiro hinário evangélico do Brasil.


Comentários