David Brainerd (1718-1747)
David Brainerd (1718-1747) foi um missionário evangélico, que evangelizou os índios peles vermelhas, e faleceu aos vinte e nove anos de idade. David Brainerd nasceu em Haddam, Connecticut, Estados Unidos, e ficou ficou órfão de pai e mãe, desde criança.
Quando estudava na Universidade de Yale, pregações de avivamento espiritual influenciaram muitos estudantes, entre os quais, David Brainerd. E, por criticar publicamente a frieza espiritual de certo ministro local, David Brainerd foi expulso da Universidade de Yale.
David Brainerd prosseguiu na sua vocação de se tornar um ministro do Ecangelho.
“aos 24 anos, tornou-se um pregador presbiteriano licenciado, com a missão de evangelizar os homens peles vermelhas.” (B., F. W. The forks of the Delware: meteoric romance of David Brainerd. THe Age. Melbourne, Australia, 27 de Maio de 1950, p. 07)
O primeiro contato de David Brainerd com os índios peles vermelhas foi em Kaunaumeck, na Província de Nova Iorque. Sem preparo para viver na selva, o missionário David Brainerd sofreu muito: teve que construir sua cabana, com suas próprias mãos, teve que enfrentar a escassez de comida do local, além de realizar longas viagens a cavalo, na solidão da floresta.
O primeiro convertido do trabalho missionário de David Brainerd entre os índios peles vermelhas foi o seu intérprete, que traduzias as pregações do missionário para a língua dos índios.
Em 09 de Outubro de 1747, aos vinte e nove anos de idade, a vida terrena do missionário David Brainerd chegou ao fim, depois que ele contraiu tuberculose. Ele faleceu na casa do Pastor Jonathan Edwards (1703-1758), e a enfermeira do missionário Brainerd foi sua noiva Jerusha Edwards (1730-1748), filha de Jonathan Edwards.
Jerusha Edwards faleceu em 1748, de tuberculose, doença que contraiu ao cuidar de seu noivo David Brainerd.
David Brainerd: um missionário entre os índios pele vermelhas © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0%20-%2027%20mai%201950.png)
Comentários
Postar um comentário