George N. Gordon: um missionário em Erromango

 George N. Gordon (1822-1861)

George N. Gordon (1822-1861), um missionário presbiteriano, juntamente com sua esposa Ellen Catherine Powell (1831-1861) foram mortos por canibais em 1861 na Ilha de Erromango, uma ilha do arquipélago das Novas Hébridas.

George N. Gordon foi um colportor da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira na Ilha Príncipe Eduardo quando decidiu se preparar para o ministério pastoral.

Antes de ir para a Ilha de Erromango, George N. Gordon foi para Londres, e lá estudou Medicina no London Medical College, e se casou com Ellen Catherine Powell.

“[...] o Rev. George N. Gordon, da Ilha do Príncipe Eduardo, foi enviado às Novas Hébridas pelo Sínodo da Igreja Presbiteriana na Nova Escócia [...]” (PRESBYTERIAN RECORD, Janeiro de 1884, p. 30)

Em Junho de 1857, George N. Gordon e Ellen Catherine Powell desembarcaram em Erromango.

Na Ilha Erromango, o missionário George N. Gordon traduziu o Evangelho de Lucas, e o livro de Atos.

Em 1861, houve um terremoto na Ilha Erromango, e uma epidemia de sarampo sobreveio à ilha, e por superstições, os nativos culparam o missionário George N. Gordon e sua esposa por estes acontecimentos.

Em 20 de Maio de 1861, um grupo de nove nativos armou uma emboscada: esperaram o missionário George N. Gordon voltar para casa, e assassinaram ele, e a sua esposa Ellen C. Powell.

Comentários