Henry Francis Lyte (1793-1847)

 Henry Francis Lyte (1793-1847)

Henry Francis Lyte (1793-1847) foi o pastor que compôs o hino "Comigo assiste, ó Deus" (Abide with me), hino 291 do Cantor Cristão. Henry F. Lyte nasceu na pequena vila escocesa de Ednam.

Ainda jovem, Henry F. Lyte se mudou para a Irlanda, e começou a estudar Medicina, porém depois de uma experiência com Deus, ele resolveu se preparar para exercer o ministério pastoral.

Aos vinte e dois anos de idade, Henry F. Lyte exerceu o seu primeiro pastorado, em Wexford, Irlanda.

O hino Abide with me "... foi escrito na noite de 4 de Setembro de 1847, pelo Rev. Henry Francis Lyte, em uma pequena vila de pescadores chamada Brixham, no condado de Devon, Inglaterra [...]." (CENTRALIAN ADVOCATE, 25 de Outubro de 1947, p. 03). 

No dia que o Rev. Henry F. Lyte compôs Abide with me era o dia da Ceia do Senhor na congregação que ele pastoreava em Brixham. A saúde dele estava bem debilitada, porém o Rev. Lyte fez o esforço para ministrar a Ceia aos membros de sua congregação. Depois que o culto da Ceia terminou, Henry Francis Lyte escreveu o poema Abide with me, um poema que se transformou em hino.

Comentários