George William Butler: um médico que foi missionário no Brasil

                                       Rev. William Butler e sua esposa Rena

George William Butler (1854-1919), médico e missionário presbiteriano, que trabalhou em Pernambuco. "Em 22 de Fevereiro de 1883, chegou a Pernambuco o Dr. George William Butler. Apezar de ainda não haver sido ordenado ao sagrado ministerio do Evangelho, vinha como medico-missionario tomar parte na grande obra de evangelisar este immenso paiz. Aprender a língua portugueza e visitar os diversos campos missionários, no intuito de adquirir a precisa experiência, foi o seu primeiro empenho durante alguns mezes.” (NORTE EVANGELICO, nº 15, 03 de Junho de 1919, p. 01)

Em 1884, George W. Butler retorna aos Estados Unidos, e lá foi ordenado ao ministério pastoral, e se casou com Mary Rena Humphrey Butler (1861-1954).

A 18 de Maio de 1884, retornando ao Brasil, George W. Butler se encontrava em Recife, capital do Pernambuco. Já no ano de 1885, o missionário George W. Butler estava em São Luis, Maranhão, e naquele estado brasileiro permaneceu até 1892.

Em 1894, o missionário George William Butler iniciou o trabalho missionário da Igreja Presbiteriana em Garanhuns, Pernambuco, e de lá foi para Canhotinho, também em Pernambuco.

Em Canhotinho, o missionário George W. Butler abriu uma casa de saúde que ficou conhecida como “Hospital Evangélico”.

 

                                                                   Hospital Evangélico de Canhotinho, Pernambuco. 

                                                   Foto: O Malho, nº 701, de 19 de Fevereiro de 1916, p. 22

Comentários