Leprosário Helena Bernard

 

A revista Vida Doméstica de Dezembro de 1937, traz algumas fotos do Leprosário Helena Bernard, de Catalão, Goiás, que nesta época tinha por diretor o Reverendo Eliel de Almeida Martins.

O Leprosário Helena Bernard começou a funcionar em 1929 na cidade de Catalão, Goiás. 

Leprosário Helena Bernard, Catalão, Goiás

Helena Bernard, que deu nome ao Leprosário, era esposa do missionário Morris Bernard.

Rev. Morris Bernard e família

No Relatório do 10º Biênio 1952-1954 da Confederação Evangélica do Brasil de 1955, p. 35, faz-se menção ao Reverendo Morris Bernard e esposa: 

"Na Colônia de Santa Marta, em dezembro de 1952 inaugurou-se um belíssimo templo. Isto foi possível graças a Deus e, particularmente, ao esforço do casal Morris Bernard que tem consagrado a sua vida à obra de assistência aos hansenianos."

Sobre o início do Leprosário Helena Bernard, o jornal goiano "Voz do Povo", edição nº 251, de 09 de Outubro de 1932, p. 02, assim descreveu de modo breve: 

"Não menos digna de louvores é a ação, igualmente nobre, da Sra. Helena Bernardo, de Catalão. Esta dama, que é a esposa do Sr. Morris Bernardo, Pastor Evangelico, e que foi matrona de um grande hospital em Glascow, Escossia, construiu proximo daquela cidade, com o auxilio da Prefeitura, de seu marido e amigos, um leprozario com aparelhamento aperfeiçoado, estando internados nele 29 pessoas, algumas já quasi curadas."

 

Comentários