Peregrinando com a Bíblia pelo Brasil Central

 

Rev. William Azel Cook

Foto: Thompson, John H. Jubilee history of Thorold township and town from the time of the red man to the present. 1897, p. 160

O reverendo presbiteriano William Azel Cook foi colportor (vendedor de Bíblias) no Brasil, e é o autor do livro “Through the wilderness of  Brazil” que narra suas viagens de distribuição da Bíblia por vários lugares do Brasil.

A revista The Christian and Missionary Alliance, edição de Dezembro de 1898, p. 28, traz relatos de uma viagem do missionário William Azel Cook entre tribos indígenas no interior de Goiás.

"O Sr. W. A. Cook, que por muitos meses tem sido aparentemente perdido e vista no interior da América do Sul, mandou notícias dele no meio das tribos indígenas do Brasil, e escreveu o seguinte: 'Dando tchau para a capital de Goiás, do lugar onde eu te escrevo neste último Novembro, eu jornadeei do noroeste para Leopoldina, no Rio Araguaia. Nossa rota se punha por um amplo monte, mas encontramos uns poucos 'ranchos', e nos 'hospedamos" em um cada noite durante a viagem. Eu dormi em uma rede que eu levei comigo, pois lá não tinha camas. A maioria do povo dorme num couro de boi no chão. Os 'ranchos' ou cabanas são construídos de capim ou barro, com telhados de capim, e, certa noite, durante uma tempestade, eu descobri que o capim do telhado acima de mim era uma peneira. Eu permaneci na minha rede até que ela começou a se encher de água, por completo, quando avistei um lugar mais seco na cozinha. Eu descobri que o povo da roça estão quase todos ansiosos por receber e ouvir  a Palavra de Deus, então eu posso semear uma pequena semente ao longo de todo o caminho. [...]." (The Christian and Missionary Alliance, Dezembro de 1898, p. 28)

Comentários