Pelo coração do Brasil

 Through the heart of Brazil, Frederick C. Glass

O missionário e colportor Frederick Charles Glass (1871-1960) é o autor do livro "Through the heart of Brazil" (Pelo coração do Brasil), onde narra suas aventuras com a Bíblia pelo Brasil.

"THROUGH THE HEART OF BRAZIL é escrito na forma de um diário e relata incidentes e aventuras durante uma expedição evangélica de cerca de 5.000 milhas por rio, ferrovia e estrada, dentro e ao redor do Brasil. [...] A característica do livro é o registro maravilhoso da venda e distribuição gratuita da Bíblia e porções, que este devoto missionário foi capaz de efetuar.  [...]" (SOUTH AMERICA, Fevereiro de 1913, p. 237)

No capítulo intitulado "Preparation for a long journey" (Preparação para uma longa jornada), Frederick C. Glass, escreveu: 

"No início da primavera de 1902, enquanto estava encarregado de uma pequena estação missionária na cidade costeira de Santos, recebi uma comunicação do agente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, o Rev. Frank Uttley, perguntando se eu poderia empreender uma viagem, principalmente em nome daquela Sociedade, pelos Estados longínquos de Goiás e Mato Grosso. O convite foi aceito e os preparativos foram adiantados para este longo e perigoso empreendimento, que nós estimamos que ocuparia cerca de seis meses e cobriria cinco ou seis mil milhas no total. O tempo era curto, pois a viagem deveria ser feita necessariamente entre os meses de Abril e Setembro, para evitar as fortes chuvas, que, em um determinado período do ano, tornam a viagem a cavalo quase impossível. Havia muito o que fazer, como, por exemplo, uma barraca a ser feita e muitas compras de alimentos, utensílios de cozinha, selaria, roupas especiais, etc., além de cento e uma pequenas coisas essenciais para tal vida. Então procuramos mapas do país pelo qual esperávamos viajar, mas procuramos em vão.[...]. Visitei o antigo Instituto Geográfico no Rio, sombra dos dias do antigo imperador, Dom Pedro, e agora em uma condição muito negligenciada. Depois de vasculhar pilhas de volumes e documentos velhos, mofados e empoeirados, não encontrei nada de útil, e quase me desesperei de fazê-lo, até que vi e comprei em São Paulo, uma pequena publicação alemã de caráter bastante confiável. Com a ajuda disso, fomos capazes de navegar pelo Brasil, chegando à fronteira boliviana, três mil milhas de trem, a cavalo e rio, do Rio de Janeiro. Com meus arranjos e planos concluídos, deixei o Rio e, após uma viagem ferroviária de quatro dias, pelos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais, cheguei à cidade interiorana de Araguari, neste último Estado, sendo o ponto interior mais distante servido por qualquer ferrovia no Brasil." (GLASS, Frederick C. Through the heart of Brazil. Londres, Inglaterra: The South American Evangelical Mission, 1906, p. 11-12)

Entre as muitas cidades visitadas pelo missionário F. C. Glass nesta viagem, estava Corumbá, atualmente um Município do Estado de Mato Grosso do Sul.

"22 de Setembro. — Começamos nossa visita em Corumbá hoje, e depois de cerca de seis horas de trabalho, descobri que tínhamos vendido nada menos que vinte e uma Bíblias e quarenta e quatro Novos Testamentos [...]." (GLASS, Frederick C. Through the heart of Brazil. 1906, p. 102)

O missionário F. C. Glass e seus companheiros 

Foto: GLASS, Frederick C. Through the heart of Brazil, 1906, p. 58


Comentários