Viagem missionária a Campina Grande, Paraíba

 

Foto de uma ferrovia brasileira. South America, Julho de 1914, p. 66

Uma viagem missionária do Rev. James Howie Haldane para a cidade de Campina Grande, na Paraíba, foi publicada na revista South America, Julho de 1914, p. 66-67.

"Tínhamos prometido visitar Campina Grande na primeira oportunidade que aparecesse, porém um ano ou dois tinha passado, e não foi possível. Algumas semanas atrás, no entanto, deixando o trabalho em Recife em mãos competentes, partimos para cumprir nossa promessa.

Campina Grande é uma cidade de alguns milhares de habitantes, a umas cento e cinquenta milhas ao norte de Recife. Ainda que a distância não seja muito grande, muito tempo é necessário para a viagem, e embora saímos de casa às sete da manhã, eram quase sete da noite quando chegamos ao nosso destino. Vários crentes nos encontraram na estação e nos escoltaram até a casa de um dos irmãos, onde fomos calorosamente recebidos, e em poucos momentos estávamos desfrutando de uma boa ceia. Um após o outro, crentes e amigos do Evangelho apareceram para ver o pastor inglês e sua esposa, até que nos sentimos um tanto embaraçados, pois tentávamos comer com uma sala cheia de pessoas olhando.

Ceia terminada, todos nos sentamos ao redor o melhor que pudemos, e depois de uma pequena conversa, cantamos alguns hinos. Então, depois de ler uma parte da Palavra de Deus, explicamos aos ouvintes ansiosos. Depois de algumas orações e cantar hinos, eles concluíram que provavelmente estaríamos cansados ​​após nossa longa viagem nos trens desconfortáveis, e então nos conduziram para nossos quartos de dormir, onde logo descansamos.

Na manhã seguinte, acordamos cedo e, antes mesmo do café da manhã, estávamos sentados ensinando um jovem a cantar um hino que cantamos na noite anterior. [...] Passamos a maior parte do dia visitando e, é claro, durante as visitas tivemos oportunidades de orar, ler a Bíblia, cantar, e falar uma palavra pelo Mestre.

As pessoas foram convidadas para participar de uma reunião naquela noite e, na hora marcada, cerca de duas dúzias estavam dentro da pequena sala, e uma grande multidão do lado de fora, que aumentou quando começamos a cantar. Não há nada de especial para contar sobre a reunião, que foi como muitas outras reuniões realizadas em casa. Pregamos o Evangelho em toda a sua simplicidade, e as pessoas ouviram com muita atenção. [...].

Na manhã seguinte, partimos cedo para um lugar não muito distante, e depois de cinquenta minutos no trem, saímos e pegamos cavalos para nos levar ao nosso destino, cerca de nove milhas deste ponto. Depois de cavalgar por um interior muito agradável, chegamos a uma casa de fazenda de tamanho razoável, onde fomos calorosamente recebidos pelas pessoas modestas lá. Na verdade, há apenas uma família de crentes lá, e as casas são espalhadas, de modo que é bastante difícil reunir uma grande reunião, mas naquela noite tínhamos cerca de duas dúzias e pregamos o Evangelho a eles. No dia seguinte, sendo o dia do Senhor, tivemos um culto pela manhã, e à noite, e a Escola Dominical à tarde, de modo que tivemos um dia bem cheio, pois o culto da noite foi seguido pela Ceia do Senhor. [...].

Na manhã seguinte, quatro horas nos encontraram a cavalo a caminho da estação, onde pegamos o trem para Recife, onde chegamos por volta das seis da tarde." (HALDANE, James Howie. Visiting out-stations. South America, Julho de 1914, p. 66-67)

Comentários