Foto: Almanach Eu Sei Tudo, nº 03, Agosto de 1933, s. p.
Gustav Adolph Spangenberg (1828-1891) pintou o quadro de Martinho Lutero na casa da família do magistrado Conrad Cotta.
Gustav A. Spangenberg nascem Hamburgo, na Alemanha. Ele estudou na Academia da Antuérpia, na Bélgica, e em Paris, na França.
A cena retratada no quadro de Spangenberg ilustra o episódio da vida que Lutero, que, na véspera de Natal de 1497 saiu pelas ruas de Eisenach, junto com seus amigos do colégio de monges, cantando de porta em porta, para obterem um pouco de comida, pois na escola onde estudavam e residiam, não tinha comida para eles.
Martinho Lutero, com febre, chegou à porta da casa da família Cotta. Lutero desmaiou de febre e fome, e foi amparado por Ursula Cotta, esposa do magistrado Conrad Cotta.
Quando Conrad Cotta chegou em sua casa, Ursula lhe contou sobre o que aconteceu com Lutero, e o magistrado aceitou dar abrigo e moradia para o jovem Martinho Lutero.
Conrad Cotta ajudou Lutero em seus estudos, ajudando o jovem Martinho Lutero a estudar Gramática, Retórica, e Poesia na cidade de Eisenach.
Gustav Adolph Spangenberg: pintando cenas da Reforma Protestante © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
Comentários
Postar um comentário