O Reformador: um jornal presbiteriano

Cabeçalho de O Reformador, nº 03, 15 de Agosto de 1916

Acervo Centro Histórico e Cultural Mackenzie

O Rev. Americo Cardoso de Menezes editava em Belo Horizonte, Minas Gerais, o jornal O Reformador, "orgam Christão Presbyteriano", que surgiu em 1916.

Rev. Americo C. de Menezes e família.
Foto: The Missionary Survey, Novembro de 1917, p. 760

Rev. Americo C. de Menezes em frente ao local de culto da Igreja Presbiteriana em Belo Horizonte-MG
Foto: The Missionary Survey, Novembro de 1917, p. 761

O missionário presbiteriano Horace Selden Allyn (1859-1931), que deu emprego para o jovem Americo, na Casa Publicadora Presbiteriana, narrou o seguinte sobre a vida do Rev. Americo C. de Menezes:

"Quando eu estava encarregado do trabalho de publicação do Sínodo do Brasil no Rio de Janeiro, em 1903, Americo C. Menezes, um jovem brilhante, por volta de 16 anos de idade, me pediu trabalho como impressor. Na conversa, revelou que ele tinha recentemente feito profissão de fé na igreja do Rev. Alvaro Reis, sob muitas dificuldades. Ele veio para o Rio de Janeiro, do Sergipe, um dos estados do nordeste, para trabalhar na famácia de um tio. Depois de um tempo, ele se tornou interessado no Evangelho, e quando seu tio soube que ele queria se tornar um Protestante, ele o demitiu e o fez sair de sua casa, e ele sofreu muitas privações, e até mesmo passou fome. [...]." (ALLYN, H. S. Rev. Americo Cardoso Menezes. The Missionary Survey, Novembro de 1917, p. 760)

Depois de um período de férias nos Estados Unidos, o missionário Horace S. Allyn encontrou Américo C. de Menezes estudando na escola presbiteriana de Lavras, Minas Gerais, e já se preparando para ingressar no Seminário Presbiteriano, e se tornar pastor.

Depois de tornar-se pastor, Americo C. de Menezes foi pastorear em Julho de 1915, a congregação da Igreja Presbiteriana em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O Reformador: um jornal presbiteriano © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

Comentários