A conversão de Adoniram Judson

Capa da revista The Christian Herald and Signs or our Times, nº 52, 24 de Dezembro de 1885

Adoniram Judson (1788-1850) foi um missionário batista que esteve em serviço missionário na Birmânia, atual país de Myanmar, e foi ele o primeiro tradutor da Bíblia para a língua birmanesa.

Antes de ser um missionário, em sua juventude Adoniram Judson entregou-se ao ceticismo, mesmo sendo filho de pastor. 

A revista The Christian Herald and Signs or our Times, em sua edição de nº 52, 24 de Dezembro de 1885, p. 818, assim narrou a conversão de Adoniram Judson:

"Adoniram entrou na faculdade aos dezesseis anos e se dedicou muito aos estudos, raramente se dando descanso, mesmo durante as férias. [...]. O jovem Judson ficou fascinado pela ousadia dos céticos e logo começou a questionar as verdades da religião. Seu guia e amigo mais íntimo nesta época era o jovem E., um estudante da série acima dele, um jovem de talentos brilhantes [...]. Sob sua tutela, Judson fez um rápido progresso em seu afastamento da fé, e ao final de seu curso na faculdade, era um descrente convicto. Após uma breve estadia em casa, onde suas opiniões ateístas angustiaram seu piedoso pai, ele partiu para uma excursão. No curso de suas viagens, ele se encontrava, certa noite, quando a escuridão estava caindo, em uma vila na parte oeste do Estado de Nova Iorque. Ele entrou na pousada da vila e alugou uma cama. A pousada era uma estrutura pobre, e as divisórias eram finas. Judson era acordado quase a noite toda pelos gemidos e gritos de um homem moribundo no quarto ao lado. Por fim, os gritos cessaram, e Judson adormeceu. De manhã, ele perguntou pelo sofredor. 'Ele está morto', disse o hoteleiro. 'Pobre sujeito, ele era um bom rapaz, recém-formado no Providence College.' 'Qual era o nome dele?' 'Sr. E.', disse o hoteleiro. Judson correu escada acima para o quarto, e lá, deitado pálido e frio já morto, estava seu próprio admirado amigo da faculdade. Ele ficou horrorizado, e bem acima de suas dúvidas sua consciência gritou: 'Perdido! Perdido!'. Várias semanas de conflito espiritual feroz se seguiram. [...] ele foi ao Seminário Teológico de Andover e buscou a ajuda dos professores eruditos de lá. Suas dúvidas mentais foram satisfeitas, e em 2 de Dezembro, ele se declarou publicamente um crente, e em 28 de Dezembro de 1808, foi recebido na igreja de seu pai."


A conversão de Adoniram Judson © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

Comentários