Família huguenote abordada por tropas em Paris, antes da revogação do Edito de Nantes
Foto: The Christian Herald and signs of our times, nº 46, 12 de Novembro de 1885, p. 732
No ano de 1598, o Rei Henrique IV assinou o Edito de Nantes, na França, concedendo liberdade de culto aos huguenotes (presbiterianos franceses).
Pelo Edito de Nantes, foi permitido que, sem necessidade de requerimento, os huguenotes pudessem imprimir livros, e também lhes foi permitido ocuparem cargos no serviço público.
No ano de 1685, o Edito de Nantes foi revogado, pelo Rei Luiz XIV.
Louvois, o ministro-chefe, e confessor do Rei Luiz XIV, junto com Madame de Maintenon, incentivaram o rei a praticar inúmeras medidas crueis e arbitrárias contra os huguenotes, como as chamadas Dragonadas.
Regimentos de soldados que compunham as Dragonadas adentravam distritos huguenotes, e seus habitantes foram convocados a se retratarem de sua fé evangélica. Caso se recusassem, sofriam arbitrariedades dos soldados do rei.
"A abolição das liberdades protestantes decretadas por Luiz XIV, constitue o maior dos erros politicos e religiosos da historia da França. No transcurso de poucos annos, perdeu atravez da emigração mais de 400.000 dos seus melhores cidadãos. Animados por Frederico Guilherme, grande eleitor de Brandenburgo (Prussia actual) e outros principes protestantes allemães, a maioria dos emigrados estabeleceu seu lar na Allemanha." (BARNES, Ralph W. As perseguições religiosas têm o mesmo effeito atravez dos seculos. PAN, nº 59, 04 de Fevereiro de 1937, p. 18)
A revogação do Edito de Nantes © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 




Comentários
Postar um comentário