Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, Dourados, Mato Grosso do Sul
Foto: Presbyterian Survey, Outubro de 1948, p. 446
Nos ano de 1922 e 1923, o reverendo presbiteriano Albert S. Maxwell (1883-1947), que fazia parte da East Brazil Mission, empreendeu uma viagem para verificar as possibilidades de abrir um trabalho evangelístico entre os índios caiuás, na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. E, então, no ano de 1928, surgiu a Missão Caiuá, na cidade de Dourados.
A Missão Caiuá e a cidade de Dourados, com o avanço de seu progresso, necessitavam de um hospital, e, após contatos com uma das filhas do falecido Dr. Goldsby King (1860-1920), que foi um médico presbiteriano dos Estados Unidos, que deixou uma herança muito grande para suas filhas, obteve-se recursos e assim o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King foi erguido na cidade de Dourados.
Conforme relatos de Sarah Lacy, da missão presbiteriana East Brazil Mission, transcritos na revista Presbyterian Survey, Outubro de 1946, p. 447, assim ocorreu a inauguração do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King:
"Em 11 de Agosto de 1946, o Hospital Memorial Dr. e a Sra. Goldsby localizado em Dourados, Mato Grosso, abriu suas portas para consultas, embora o prédio ainda estivesse longe de ser acabado. As cirurgias, no entanto, só puderam ser realizadas em Outubro do mesmo ano, e, até 1º de Dezembro de 1947, 95 cirurgias maiores, e 373 menores, foram realizadas. Houve 1.146 consultas, ou pacientes, no cotidiano da clínica. Onze bebês nasceram dentro de suas paredes, e a criação de uma verdadeira enfermaria de bebês está prevista."


Comentários
Postar um comentário