Julgamento de Worms: um momento crucial na vida de Lutero


Martinho Lutero (1483-1546) diante do Imperador Carlos V, na Dieta de Worms, em 1521
Foto: Capa de Luther League Review, nº 10, Outubro de 1914

Worms, Alemanha, 17 de Abril de 1521: uma data que marcou para sempre as páginas da história. Um momento crucial na vida de Martinho Lutero (1483-1546), pois o reformador teve que enfrentar um julgamento jurídico, político, e enfretou o poderio político e religioso da igreja romana.

Levado a julgamento por causa de seus escritos, Martinho Lutero reconheceu os livros eram de sua autoria, e questionado sobre se retratar do que escrevera, o reformador se recusou.

Ordenado a se retirar do recinto do julgamento, Martinho Lutero foi embora, e, sem a presença dele, a setença foi lida.

A setença do Edito de Worms declarou Lutero um fora da lei, permitiu-se que qualquer pessoa pudesse capturar, e até mesmo matar Martinho Lutero, sem consequencias penais e cíveis, determinou que qualquer juiz, independente de jurisdição, ordenasse a prisão de Lutero, onde ele fosse encontrado, além de declarar Lutero um herege, e réu de lesa-majestade.

Frederico da Saxônia, príncipe-eleitor, e protetor de Martinho Lutero ouviu a sentença prolatada, e determinou que seus soldados encontrassem Lutero pelo caminho, e o levasse até seu castelo em Wartburgo, e assim aconteceu.

Escondido no castelo de Wartburgo, Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão, e sua tradução foi publicada no ano de 1522, tornando-se num sucesso de vendas, cuja tiragem se esgotou rapidamente.

Julgamento de Worms: um momento crucial na vida de Lutero © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

Comentários