A história da Bíblia de Mary Jones

 

Ilustração extraída de Bible Society Record, Setembro de 1960, p. 108

Mary Jones (1784-1864) morava no País de Gales, num lugar muito pobre, e desde menina sonhava em ter uma Bíblia. Durante muitos anos a jovem Mary Jones poupou dinheiro do seu trabalho para adquirir uma Bíblia.

Depois de muitos anos, Mary Jones conseguiu poupar dinheiro o suficiente para comprar uma Bíblia, mas outro problema surgiu: na vila em que Mary Jones morava não tinha Bíblias à venda, e assim, no ano de 1800, ela caminhou, a pé, cerca de quarenta quilômetros, em trajeto de ida e volta, até a cidade de Bala, e ali pôde comprar sua Bíblia em língua galesa.

Esta atitude de Mary Jones de caminhar uma longa distância em busca de uma Bíblia, inspirou a criação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, que surgiu com a missão de colocar  a Bíblia na mão do povo, a um preço acessível, em seu próprio idioma.

"Há muito tempo atrás, em uma vila no País de Gales, uma garotinha teve um grande, grande desejo: uma Bíblia em sua língua. Mas Bíblias eram muito escassas e muito caras, e seu pai era um tecelão pobre. Depois que ela aprendeu a ler, uma fazendeira deixou Mary ler a própria Bíblia dela, e desde então, Mary começou a poupar todo o dinheiro que ela conseguia ganhar vendendo feixes de lenha, sendo babá, costurando e passando roupa. O pai dela fez uma caixa de madeira para ela guardar o dinheiro dela. Depois de um ano, havia tão pouco, nem de perto o suficiente para uma Bíblia, mas ela continuou assim mesmo. Por fim, depois de seis anos, havia o suficiente. Mas não existia Bíblias à venda em sua vila! O lugar mais próximo para conseguir uma era em Bala, a vinte e cinco milhas de distância, e não havia ônibus ou trens. Então, um dia, ao amanhecer, ela começou a caminhar, mas era noite quando chegou a Bala e era muito tarde para ver o pastor que tinha Bíblias. No dia seguinte, cheia de alegria e esperança, ela foi até o pastor, mas ele, com tristeza, lhe disse que todas as Bíblias que tinha haviam sido prometidas a outras pessoas. Com lágrimas, ela contou como tinha trabalhado para conseguir uma Bíblia. Então, mesmo sabendo que outra pessoa teria que esperar, ele entregou a Mary uma Bíblia, que ela levou para casa, em Llanfihangel, e guardou pelo resto da vida dela. Mas o pastor não se esqueceu de como Mary conquistou sua Bíblia e, não muito tempo depois, em Londres, ele foi um dos que ajudaram a fundar a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (1804); e foi só doze anos depois que a Sociedade Bíblica Americana foi criada, para garantir que as pessoas em todo o mundo pudessem ter Bíblias, e a um preço que pudessem pagar." (Bible Society Record, Setembro de 1960, p. 108)

A história da Bíblia de Mary Jones © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários