William Tyndale em Worms

 

William Tyndale
Foto: Mirim, nº 630, 11 de Março de 1942, p. 04
Acervo Fundação Biblioteca Nacional do Brasil

Foi na cidade de Worms, na Alemanha, no ano de 1525, que William Tyndale, o tradutor da Bíblia para o inglês, conseguiu imprimir as páginas de sua tradução do Novo Testamento.

William Tyndale teve que fugir em 1524, de sua terra natal, a Inglaterra, e para lá nunca mais retornou, porque descobriram a sua intenção de traduzir o Novo Testamento para a língua inglesa.

William Tyndale refugiou-se em Hamburgo, na Alemanha.

Na cidade alemã de Colônia, William Tyndale começou a imprimir as páginas de sua tradução do Novo Testamento, porém, a oposição se levantou, e as autoridades proibiram a impressão da tradução de Tyndale. Então, William Tyndale e seu amanuense fugiram num navio para a cidade de Worms, onde conseguiu imprimir o Novo Testamento na língua inglesa.

"Tyndale fixou sua residência em Hamburgo, e aquela cidade livre foi provavelmente seu lar durante 1524. [...] Por volta de 1525 ele completou sua tradução do Novo Testamento, do grego, e a pôs secretamente para imprimir em Colônia. Somente, cerca de oitenta páginas tinham sido impressas em quarto, quando Cochlaeus, um incansável inimigo da Reforma, descobriu a empreendimento, e notificou as autoridades da cidade. Estas, depois, proibiram os impressores de continuarem. Mas, Tyndale e Roye, seu amanuense, escaparam com as folhas impressas, em um navio, e fugiram do Reno para Worms. [...] Em Worms, a impressão começou de novo [...]." (JAYNE, A. G. The Bible in English. The Bible in the World, Fevereiro de 1911, p. 56)

No ano de 1526, exemplares do Novo Testamento traduzido para o inglês, por William Tyndale, foram contrabandeadas para a Inglaterra.

Na data de 06 de Outubro de 1536, William Tyndale foi morto na fogueira, na cidade de Vilvoorde, na Bélgica, por ter traduzido a Bíblia para a língua inglesa.

William Tyndale em Worms © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários