Doctor Adrian: um livro de Deborah Alcock

 

Ilustração de uma das edições do livro Doctor Adrian de Deborah Alcock

Doctor Adrian: a story of old Holland foi escrito pela escritora evangélica Deborah Alcock (1835-1913).

O livro Doctor Adrian narra a história de perseguição aos cristãos evangélicos na Holanda do século XVI.



Capa de uma das edições em espanhol do livro Doctor Adrian

Na casa onde morava o médico Adrian Perronet, na Holanda, um pastor chamado Gille de Marchemont realizava reuniões secretas. 

Certo dia, um oficial de justiça apareceu buscando encontrar o pregador de doutrinas consideradas hereges pela Inquisição.

A jovem Rose Marchemont entrou às pressas onde o Dr. Adrian estava e pediu que ele escondesse seu pai. O Doutor Adrian não era um homem de inclinações de fé, e, mesmo asssim, correndo o risco de ser preso por esconder protestantes.

Desde então, além de esconder Gille de Marchemont, o Doutor Adrian cuidou de sua saúde debilitada, e aceitou a fé em Jesus por meio da vida do Pastor  Gille de Marchemont.

Após o falecimento de Gille de Marchemont, o Doutor Adrian se casou com a filha dele, a senhorita Rose de Marchemont.

O casal teve que se mudar para vários lugares da Holanda, pois a perseguições perpetradas contra os seguidores da fé evangélica se intensificava, misturada os conflitos bélicos e políticos que envolveram várias nações europeias no século XVI.

Embora o livro Doctor Adrian: a story of old Holland seja uma obra de ficção, este livro narra um pouco das agruras a que a fé evangélica foi submetida, por causa daqueles que queriam frear o avanço da Bíblia e dos progressos trazidos pela Reforma Protestante.

Doctor Adrian: um livro de Deborah Alcock © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários