Cenas da vida de Martinho Lutero

Martinho Lutero na Dieta de Worms em 1521
Foto: The Christian Herald, 27 de Novembro de 1912, p. 1.177

I
NASCIMENTO 

Martinho Lutero (1483-1546) nasceu na cidade de Eisleben, na Alemanha, era filho de John Hans, um camponês que tornou-se minerador.

II
EDUCAÇÃO

Martinho Lutero foi enviado para estudar em Eisenach, e lá permaneceu por três anos.

Na escola que Martinho Lutero estudava em Eisenach, não tinha comida para os alunos, e Lutero e ous iutros estudantes saiam cantando de porta em porta para conseguirem um pouco de comida.

Na véspera do Natal de 1497, Lutero parou na porta da casa do magistrado Conrad Cotta, e quando começou a cantar, desmaiou de fome e febre. Amparado por Ursula Cotta, esposa de Conrad Cotta, Martinho Lutero recebeu cuidados e virou hóspede da casa do magistrado.

Com a ajuda do magistrado Conrad Cotta, Martinho Lutero pôde estudar Gramática, Poesia, e Retórica.

Depois, Martinho Lutero foi para a Universidade de Erfurt, onde cursou Artes, e Direito.

III
DESCOBRINDO A BÍBLIA

Quando cursava Direito na Universidade de Erfurt, Martinho Lutero encontrou na Biblioteca da universidade, uma Bíblia acorrentada, e este foi o primeiro contato que ele teve com a Bíblia.

"Na biblioteca de Erfurt, ele encontrou uma Bíblia em latim, a qual ele estudou e meditou sobre ela. Era um livro pouco lido naquela época, mesmo por sacerdotes, e, embora Lutero tivesse vinte e dois anos de idade, nunca tinha visto um exemplar antes." (The Christian Herald and Signs of Our Times, 29 de Novembro de 1883, p. 754)

IV
O DESPERTAR DA FÉ 

Martinho Lutero abandonou o curso de Direito quando estava prestes a concluir, e foi para o convento dos monges agostinianos.

No ano de 1514, Martinho Lutero exercia o ofício de professor em Wittemberg, e, à luz de velas, no alto da torre do mosteiro dos agostinianos, ele se deparou com o versículo: "...o justo viverá pela fé." (Romanos 1:17b), e assim a fé bíblica reverberou no coração de Martinho Lutero.

V
PREGANDO AS 95 TESES 

                 Lutero pregando as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg
Foto: The Christian Herald and Signs of Our Times, 05 de Janeiro de 1882, p. 12

Era 31 de Outubro de 1517, e Martinho Lutero pregou 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg, consagrando esta data como o Dia da Reforma Protestante. 

As 95 teses de Lutero eram contra as indulgências.

"O festival de Todos os Santos estava próxima, e, como multidões visitavam Wittemberg naquela ocasião, Lutero resolveu, do modo mais público, denunciar o tráfico nefasto de Tetzel. Assim, ele escreveu noventa e cinco 'Teses' ou proposições sobre a doutrina das indulgências e, abrindo caminho pela multidão, pregou corajosamente o papel na porta da igreja do castelo." (Foto: The Christian Herald and Signs of Our Times, 05 de Janeiro de 1882, p. 11)


VI
O JULGAMENTO DE WORMS

Entre as cenas mais marcantes da vida de Martinho Lutero (1483-1546) está o episódio em que o reformador teve que comparecer perante a Dieta de Worms, no ano de 1521, para ser julgado por causa de seus escritos.

Era 17 de Abril de 1521, a cidade de Worms estava em grande azáfama, pois estava reunida Dieta de Worms, presidida pelo Imperador Carlos V.

Perante o imperador, nobres, e sacerdotes, Martinho Lutero reconheceu como sendo de sua autoria os livros que o levara a julgamento.

Quando instado a retratar-se de seus escritos, Martinho Luterou se recusou a fazer retratação pública do que escrevera.

Ordenado a se retirar do recinto de julgamento, Martinho Lutero foi embora. E, sem a presença dele, foi lida a sentença do Edito de Worms de 1521, que declarou Martinho Lutero um fora da lei, herege, réu de lesa-majestade, permitiu que qualquer juiz pudesse decretar a prisão de Lutero, independentemente de jurisdição, e, permitiu que qualquer cidadão pudesse prender e até mesmo tirar a vida de Lutero, sem consequências penais e cíveis.

O príncipe Frederico da Saxônia, protetor de Lutero, ordenou que seus soldados encontrassem Martinho Lutero, e o levasse em segurança para o castelo de Wartburgo.

VII
TRADUZINDO A BÍBLIA

Escondido no castelo de Wartburgo, Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão, e sua tradução foi publicada no ano de 1522, na cidade de Wittemberg.

Cenas da vida de Martinho Lutero © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários