Marie Madeleine Mattison: levando o Evangelho ao interior da Lapônia

Povo da Lapônia
Le Jeune Croisé, nº 14, 19 de Julho de 1930, p. 01
Acervo Gallica - Biblioteca Nacional da França

 A Lapônia é uma região do norte europeu, abrigada no território dos países da Finlândia, Noruega, Suécia, e parte da Rússia.

Por volta de 1870, uma jovem da Lapônia que se cahmava Marie Madeleine Mattison almejou que o Evangelho fosse conhecido no interior de sua Nação.

Então, Marie Madeleine Mattison se propôs a ir falar com o Rei da Suécia, pois ouvir falar que ele era cristão, e podia abrir o caminho para que alguma missão evangélica fosse para o interior da Lapônia.

Um empecilho surgiu: Marie Madeleine Mattison não tinha recursos financeiros para a viagem, não sabia falar sueco, e tinha que realizar a pé, a travessia do Golfo de Bótnia até Estocolmo, capital da Suécia, onde residia o rei daquele País. 

Durante três anos, em seu tempo livre, Marie Madeleine Mattison estudou a língua sueca, até aprender.

Com a permissão de seus pais, Marie Madeleine Mattison começou sua jornada, rumo a Estocolmo, e, quando chegou à cidade de Gävle, conseguiu um lugar no trem, para chegar ao seu destino.

Marie Madeleine Mattison contou aos passageiros qual era o objetivo de sua viagem, e muitos cristãos arrecadaram dinheiro para pagar a passagem dela até Estocolmo.

Quando chegou a Estocolmo, e conseguiu falar com o rei, foi prometido a Marie Madeleine Mattison que uma missão evangélica se estabeleceria no interior da Lapônia, e assim muitos lapões puderam conhecer o Evangelho.

Marie Madeleine Mattison: levando o Evangelho ao interior da Lapônia © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários