Castelo de Wartburgo, Alemanha
Foto: The Christian Herald and Signs of Our Times, 06 de Julho de 1892, p. 427
O Castelo de Wartburgo, na Alemanha, serviu de esconderijo para Martinho Lutero (1483-1546) abrigar-se dos efeitos da sentença do Edito de Worms de 1521 que o considedarou um fora da lei, e foi escondido Castelo de Wartburgo que Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão.
Martinho Lutero (1483-1546)
Foto: The Christian Herald, 09 de Setembro de 1908, p. 706
Martinho Lutero foi levado a julgamento em Worms, por causa de seus escritos, e como não quis se retratar do que escrevera, foi-lhe ordenado que deixasse o recinto do julgamento, e assim a sentença do Edito de Worms foi prolatada sem a presença dele.
Frederico da Saxônia, príncipe evangélico, e protetor de Martinho Lutero, ouviu a leitura da sentença que declarou Lutero fora da lei, herege, réu de lesa-majestade, permitiu que qualquer juiz, sem considerar a jurisdição, pudesse ordenar a prisão do reformador, e permitiu que qualquer cidadão pudesse capturar e até mesmo ceifar a vida de Lutero, sem consequências penais e cíveis.
Frederico da Saxônia ordenou que seus soldados encotrassem Martinho Lutero pelo caminho, e o levasse em segurança, para o seu castelo de Wartburgo, e assim foi feito.
"[...].Tão logo que Lutero deixou Worms, o Eleitor Frederico, seu amigo e apoiador, vendo o perigo que ele estava, sequestrou Lutero por meio de cavaleiros mascarados, e o levou para o Castelo de Wartburgo, onde ele foi mantido em agradável confinamento para proteger sua vida. Foi ali que Lutero iniciou sua célebre tradução dos livros da Bíblia da língua original para a língua alemã. [...]" (The War Cry, 29 de Julho de 1893, p. 02)


Comentários
Postar um comentário