Colégio Centenário: um colégio metodista em Santa Maria, Rio Grande do Sul

 

Colégio Centenário, Santa Maria, Rio Grande do Sul
Foto: World Outlook, Fevereiro de 1934, p. 19

Colégio Centenário, obra educacional metodista fundada em 1922 em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no ano do centenário da Independência do Brasil. O Colégio Centenário foi aberto em 27 de Março de 1922, com apenas sete alunos matriculados. 


Casa em que começou o Colégio Centenário, Santa Maria, Rio Grande do Sul
Foto: World Outlook, Fevereiro de 1934, p. 19

A fundadora e primeira diretora do Colégio Centenário foi a missionária metodista Eunice F. Andrews, e ela contava com a ajuda da missionária Louise Best na administração do colégio.

Eunice F. Andrew
Foto: World Outlook, Dezembro de 1933, p. 17

No Thirteenth annual report of the Woman's Missionary Council of the Methodist Episcopal Church, South, for 1922-1923, p. 282, a missionária Eunice F. Andrew relatou o seguinte sobre o início do Colégio Centenário:

"Como anunciado, nós abrimos a escola no dia 27 de Março, com apenas sete crianças, e uns poucos amigos presentes. Depois dos exercícios apropriados, o trabalho começou, e o Colégio Centenário se tornou uma realidade, uma parte de Santa Maria e da Igreja Metodista no Brasil. No segundo dia, dez crianças vieram. [...]."

Sobre a vida da missionária Eunice F. Andrew foi publicado o seguinte:

"MISS EUNICE ANDREWS foi aceita para o serviço estrangeiro, e consagrada em Richmond, Virgínia, em Abril de 1907. Ela chegou ao Brasil em 22 de Setembro de 1907. Seu primeiro apontamento foi para o Collegio Isabella Hendrix, em Belo Horizonte. De lá, foi transferida para o Collegio Methodista, em Ribeirão Preto, onde ela foi bem sucedida, apesar das difíceis condições econômicas. Seu trabalho marcante tem sido realizado no Collegio Centenario, em Santa Maria, no Sul do Brasil. [...]." (World Outlook, Dezembro de 1933, p. 17)

Colégio Centenário: um colégio metodista em Santa Maria, Rio Grande do Sul © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários