Instituto Central do Povo: uma obra social metodista

 

Instituto Central do Povo, Rio de Janeiro
Foto: World Outlook, Fevereiro de 1957, p. 27

O Instituto Central do Povo é uma instituição social metodista fundada em 1906, no Rio de Janeiro, capital, e teve como fundador o missionário metodista Hugh Clarence Tucker (1857-1956).

"[...] Que é o Instituto Central do Povo? Sua inauguração teve logar em 13 de Maio de 1906, num predio da Rua Acre. [...]. Divide-se elle em varios departamentos: religioso, medico-dentario, de instrucção primaria, o de senhoras e moças, o de cultura physica, o de clinica dentaria, o das classes nocturnas e, finalmente, o dos marinheiros.[...]." (A Rua, nº 288, 19 de Outubro de 1916, p. 01)

Uma pequena biografia da vida de Hugh Clarence Tucker foi publicada na revista A Bíblia no Brasil, nº 35, Janeiro/Fevereiro/Março de 1957, p. 06:

"O Dr. H. C. Tucker, nasceu a 4 de outubro de 1857, em Beach Kreek no Estado de Tennessee, Estados Unidos da América. Desde os mais tenros anos o Dr. Tucker demonstrou grande amor pela Bíblia, e o seguinte fato comprova o que afirmamos: Aos 9 anos de idade, realizou-se um concurso em sua escola, no qual êle tirou o primeiro lugar, fazendo jús ao prêmio oferecido ao aluno que mais se destacasse. Eram vários os objetos a escolher, e entre êles havia uma Bíblia, e Tucker optou por esta última. Educado num lar cristão, aluno assíduo da Escola Dominical, cedo sentiu o desejo de adquirir instrução superior e tornar-se ministro do Evangelho. Com grandes dificuldades financeiras, conseguiu fazer os cursos secundários e superior e também o curso na Academia Bíblica, em um dos departamentos da Universidade Vanderbilt. Aos 22 anos assumiu o pastorado da Igreja Metodista, e em 18835, decidiu tornar-se missionário em campos estrangeiros, tendo aceitado o convite para fundar uma igreja para os componentes da colônia americana no Rio de Janeiro, onde chegou a 4 de Julho de 1886. Ainda não faziam dois anos que o Dr. Tucker estava no Brasil, quando recebeu um pedido da Sociedade Bíblica Americana para fazer sondagens e verificar se haveria interêsse em possulr uma edição da Bíblia em portugues. A Sociedade Bíblica Americana conhecia muito bem o empenho que éle tinha pela divulgação da Biblia por intermédio de um recenseamento por ele feito em algumas localidades do Estado de Tennessee, nos Estados Unidos. Deixou, portanto, o pastorado da igreja e aceitou o convite da Sociedade Bíblica Americana. Iniciou seu trabalho como propagandista da Bíblia, percorrendo vários Estados do centro e do sul do Brasil, a princípio fazia o trabalho sózinho, mais tarde, já levava alguns colportores em sua companhia, e, enquanto êles ofereciam a Bíblia, êle aproveitava para pregar a respeito do amor de Deus pelos homens e a missão de Cristo na Terra. De 1887 a 1934, Dr. Tucker percorreu várias vêzes todos os Estados do Brasil, exceto um. Seu sonho dourado era vêr todos os brasileiros lendo a Palavra de Deus. Durante êsses anos foram distribuidos 2.500.000 exemplares das Escrituras. Um dos seus grandes sonhos foi concretizado em 1932 com a construção do Edifício Profissional na Esplanada do Castelo, onde a Sociedade Bíblica Americana teve a sede da sua Agência durante muitos anos. Ao ser aposentado pela Sociedade Bíblica Americana, em 1934, foi-lhe dado o título de “Secretário Emérito”, mui justamente conquistado por seus 47 anos de dedicação à Causa Bíblica no Brasil. O Dr. Tucker recebeu várias honras, não só nos Estados Unidos como no Brasil, e entre elas destacamos a Ordem do Cruzeiro do Sul”. O Dr. Tucker faleceu na avançada idade de 99 anos, nos Estados Unidos, tendo a sua vida sido uma inspiração para todos os que amam a Causa do Mestre."


Instituto Central do Povo: uma obra social metodista © 2025 by Daiane Firme Cavalcnate is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários