O industrial J. L. Fernandes Braga

 

José Luiz Fernandes Braga (?-1919)
Foto: Mocidade, nº 307, Setembro de 1919, p. 04
Acervo Fundação Biblioteca Nacional do Brasil

O industrial José Luiz Fernandes Braga (?-1919), nascido em Portugal, foi presbítero da Igreja Evangélica Fluminense, presidente honorário do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, presidente da junta administrativa das Associações Cristãs de Moços, superintendente da Escola Dominical da Igreja Evangélica Flunminense, e tesoureiro da Comissão Evangelizadora do Brasil e Portugal.

A conversão ao Evangelho de J. L. Fernandes Braga foi assim narrada pelo Rev. João Manoel Gonçalves dos Santos (1842-1928):

"Conheci o Snr. Braga quando tinhamos 21 para 22 annos. Era êle empregado de um irmão, com chapelaria no Largo de Santa Rita. Falei-lhe no Evangelho que professava desde 1859, e êle gostou da Doutrina; quando, porem, pediu ao irmão para ir aos Domingos ouvir a leitura da palavra de Deus não obteve consentimento, e por isso retirou-se da casa. Achei-me na obrigação de lhe arranjar outra; e empreguei-o num estabelecimento da rua do Ouvidor, mais ou menos fronteiro ao predio onde está hoje o Café Cascata: Era de um norte americano que vendia uma novidade em lampeões de kerozene. Pouco depois o irmão do Snr. Braga julgou melhor readmiti-lo, condedendo-lhe a licença pedida. Em 6 de Dezembro de 1863 o Snr. Braga foi recebido na Egreja. [...]." (Mocidade, nº 314, Abril de 1919, p. 02)


O industrial J. L. Fernandes Braga © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários