Arthur F. Tylee e Ethel M. Canary
Moody Bible Institute Crowell Library Archives
Juruena, Mato Grosso, 03 de Novembro de 1930: um ataque de índios da tribo Nhambiquara ceifou a vida do missionário Arthur Francis Tylee (1896-1930) e de sua filha Mariana, com quase três anos de idade, da enfermeira Mildred Kratz (1899-1930), dos brasileiros Cândido, um menino, Maria Plácido, e Maria Salomé.
Os índios que atacaram a casa da missão da Inland South America Missionary Union, porque alguns índios da tribo Nhambiquara que estavam em tratamento médico no ambulatório da missão, faleceram.
Deste ataque à casa da missão evangélica de Juruena, apenas a esposa do Rev. Arthur F. Tylee, a Sra. Ethel M. Canary (1894-1955), sobreviveu, e pediu ajuda num posto de telégrafo, que ficava a um quilômetro da casa da missão.
Mildred Kratz
Moody Bible Institute Crowell Library Archives
Ethel M. Canary pediu que a redação do jornal presbiteriano A Penna Evangélica, que era publicado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, publicasse um artigo em homenagem ao Rev. Arthur Francis Tylee, e em sua edição nº 221, 27 de Dezembro de 1930, p. 01, o jornal A Penna Evangelica publicou um artigo biográfico da vida dele, narrando o seguinte:
"O Rev. Arthur Francis Tylee nasceu em Worcester, Massachusets, Estados Unidos da America, em 8 de Janeiro de 1896. Sua mãe era uma
piedosa mulher e foi elle acostumado a freqüentar a igreja e a Escola Dominical regularmente. Muito creança se baptizou e se uniu á igreja, mas isto era antes uma formalidade puramente exterior do que a obra real da graça em seu coração porque, referindo-se a este facto nos seus últimos annos, dizia não se lembrar que tivesse em aquelle tempo um sentimento profundo do peccado ou a realização da necessidade de um Salvador.
O Rev. Arthur Tylee recebeu a sua primeira educação em Worcester e em 1914 entrou para o Amherst College. Ahi, sob uma influencia inteiramente diversa de aquella que havia conhecido no lar, aos poucos se abalou a sua fé em Deus, no Senhor Jesus Christo e na Biblia como a Palavra inspirada de Deus e arremessou tudo para longe como de nenhum valor. Elle nunca poude, todavia, afastar-se muito de sua
primeira educação e esta educação exercia sobre sua vida uma influencia tão forte
que a conservou da dissipação, com a qual condesecendiam muitos de seus collegas. Seu ultimo anno de escola foi interrompido pelo seu alistamento no exercito e depois de alguns mezes de exercicio foi mandado á França, onde esteve de serviço até o fim da guerra. Ao regressar da França matriculou-se na Harward School of Law com a intenção de se formar em direito commercial e entrar na vida do commereio com seu pae. Mas sua experiência em França tinha feito pensar no lado mais serio da vida e nem seus estudos nem sua vida social fora da escola lhe satisfazia.
Procurando alguma cousa
que satisfizesse os anhelos mais profundos de sua alma,
principiou a freqüentar a igreja regularmente pela primeira vez, depois de vários annos de abandono. Seu pastor era um homem de Deus sincero e foi capaz de reconduzilo á sua fé na Biblia como a Palavra de Deus.
Mais tarde, na primavera de 1920, elle assistiu a uma conferência bíblica promovida pelo Moody Bible Institute de Boston.
Foi nesta occasião que o Senhor lhe falou sobre o se preparar para o seu serviço e a si mesmo se entregou a seu Senhor e Salvador. Tendo ouvido a vocação do Senhor para o serviço, poz-se a procura um logar onde se preparar para o referido serviço.
Decidiu-se pelo Instituto Bíblico de Chicago.
O passo immediato foi communicar a seu pae a sua resolução. A mudança tinha sido tão gradual na vida de seu filho que o pae não notara, e agora, a communicação repentina de que seu filho estava renunciando a carreira tendo suas vistas para o serviço christão, lhe causou um
grande abalo. Mas nem oposição nem argumentos podiam abalar sua
determinação de seguir o Senhor e com este propósito elle conteve firmemente sua
alma atravez de todas as tentações que os últimos annos lhe deviam trazer.
O pae lhe propoz, então,
uma excursão á Europa como um meio talvez de distrahir o espirito do filho do
que elle considerava uma seria perspectiva de vida.
Assim, nos mezes de julho e agosto Arthur Tylee estava mostrando a seu pae os
logares que tinha visto durante a guerra. Seguiu-se de
pois uma breve vizita á Inglaterra e á Escossia.
Chegaram de volta em casa
em setembro e dentro de poucos dias mais Arthur Tylee
partia para Chicago afim de
matricular-se no Moody Bible Institute.
Os dois annos que se se
guiram foram de estudo e preparação. Muito logo em seu curso foi atrahido ao trabalho de levar
o Evangelho aos logares mais
centraes do mundo. Veio lhe
estão a vocação definida de
trabalhar entre os indios da
America do Sul.
Viajou para a America do
Sul em maio de 1923 e depois
de permanecer algumas semanas na Argentina e no Paraguay, estabeleceu-se em Ladario, perto de Corumbá, para aprender a língua portugueza e esperar a occasião
de seguir para alem, para o
interior.
No anno seguinte em companhia de outro membro da
Missão e de um missionário
vizitante, fez uma excursão
de Cuiabá a Vilhena e voltou
a Caceres pelo rio Sepotuba.
Foi o seu primeiro encontro com os Nhambiquaras e
nessa occasião o Senhor lhe
deu tal amor pelos indios e
desejo de os ver salvos que
desde então tornou-se a paixão dominante de sua vida."
Arthur F. Tylee e Ethel M. Canary © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários
Postar um comentário